ir para o conteúdo principal
Idioma
PT
Torne-se Associado Adira ao Diretório
ACEPI
Digital Advertising  19 jan 2024

Grandes anunciantes digitais com receitas de 492 mil milhões. Tendência é para crescer

Em 2023, os dez maiores anunciantes digitais do mundo faturaram 492 mil milhões de dólares em publicidade. Nos próximos anos o valor deverá crescer quase 40%, para os 677 mil milhões.

content image article

Nos últimos cinco anos, marcas e profissionais de marketing em todo o mundo gastaram quase três mil milhões de dólares em anúncios digitais, ajudando os maiores intervenientes no mercado a mais do que duplicarem as suas receitas publicitárias. Só em 2023, os dez maiores anunciantes digitais do mundo - Google, Facebook, Amazon, TikTok, Tencent, Microsoft, Baidu, JD.com, Apple e LinkedIn -faturaram uns impressionantes 492 mil milhões de dólares. No entanto, espera-se que este número aumente significativamente nos próximos anos.

De acordo com dados apresentados pela OnlyAccounts.io, estes dez grandes anunciantes digitais deverão atingir 677 mil milhões de dólares em receitas publicitárias até 2027, ou quase 40% mais do que no ano passado.

Os gastos totais em publicidade digital atingiram níveis recordes, com empresas e marcas em todo o mundo a gastarem cada vez em banners, pesquisas, vídeos e anúncios de influenciadores a cada ano. De acordo com um inquérito Statista, a indústria da publicidade digital deverá gerar 740 mil milhões de dólares em receitas em 2024, ou 50 mil milhões de dólares a mais do que no ano passado. Até 2027, prevê-se que este valor suba para mais de 910 mil milhões de dólares, e a maior parte desse valor virá dos maiores intervenientes no mercado.

Já os anunciantes Google, Facebook, Amazon, TikTok, Tencent, Microsoft, Baidu, JD.com, Apple e LinkedIn faturaram mais de 492 mil milhões de dólares. Até 2027, as receitas publicitárias de todos combinadas deverão crescer em 185 mil milhões de dólares e atingir os 677 mil milhões de dólares.

Apesar do Google continue a ser o rei do cenário da publicidade digital, outras empresas verão um crescimento de receitas muito maior neste período. No ano passado, o gigante das buscas arrecadou 250,2 mil milhões em receitas publicitárias, representando 36% do total mundial. A Statista espera que esse número aumente 35% e atinja mais de 340 mil milhões nos próximos três anos.

A Microsoft também verá um crescimento de cerca de 30%, com as suas receitas publicitárias a aumentarem de 12,5 mil milhões de dólares para 16,3 mil milhões de dólares, e as receitas publicitárias da Amazon e do LinkedIn aumentarão 60% e 75% neste período.

Embora se espere que oito dos dez maiores anunciantes digitais registem um crescimento de receitas publicitárias de dois e três dígitos até 2027, nenhum pode competir com a rede social TikTok, a empresa com a receita publicitária que mais cresce a nível mundial.

O TikTok deverá gerar quase 54 mil milhões em publicidade em 2027, ou 198% a mais que no ano passado. Isso significa um crescimento de receita publicitária três vezes maior do que a Amazon e o LinkedIn e um crescimento cinco vezes maior do que o Google ou a Microsoft.

O X (Twitter) é o único com queda na receita publicitária. Desde que foi comprado pelo bilionário Elon Musk que tem perdido receitas de publicidade e deverá continuar a perder. No ano passado, a plataforma arrecadou 3,1 mil milhões em receita publicitária, mas a Statista espera que este número caia mais 18%, para os 2,7 mil milhões de dólares, em 2027, o que significa que a empresa perderá cerca de 42% da sua receita publicitária em cinco anos.

 

Newsletter