ir para o conteúdo principal
Idioma
PT
Torne-se Associado Adira ao Diretório
ACEPI
Atualidade  Estudos  eCommerce  11 jan 2024

Ecommerce no topo da adoção de IA: 76% das lojas portuguesas já usam a tecnologia

Perto de um quarto das empresas portuguesas que já utilizam IA têm a tecnologia totalmente implementada e mais de metade está em fase de teste e experimentação, indica um novo estudo.

content image article

São 76% das empresas de ecommerce portuguesas que já utilizam IA, com 24% a terem a tecnologia totalmente implementada e 52% em fase de teste e experimentação. Acresce ainda 24% que está a avaliar se e como a IA pode ser implementada na sua operação.

As conclusões são do relatório State of Commerce Carteiras, da Salesforce, e destacam igualmente as carteiras digitais como escolha de meio de pagamento. De acordo com os dados reunidos, a utilização de carteiras digitais para pagamentos, como o ApplePay ou o Google Pay, cresceu 56% no terceiro trimestre de 2023 em comparação com o ano anterior. Em Portugal, 57% das empresas aceitam pagamentos com Apple Pay.

Oportunidades de negócio estão cada vez mais incluídas em diferentes passos da jornada de cliente, sublinha-se também. As funções de venda e comércio já não estão limitadas às montras digitais ou aplicações móveis, havendo oportunidades de negócio a serem incluídas em diferentes pontos de contacto com o cliente, pré e pós-venda. Por exemplo, 40% das empresas em Portugal têm funções de captura de pagamentos em emails de marketing e 94% registam aumentos de faturação nos canais de serviço ao cliente.

Ao fechar o ano de 2023, houve duas tendências a marcarem a época de compras de Natal: a mais elevada de taxa de desconto médio desde 2020 (21%) e o aumento de compras influenciadas por tecnologia de IA.

Segundo o relatório da Salesforce, mais de 17% de todas as encomendas de compras de Natal foram influenciadas por IA em novembro e em dezembro, representando 199 mil milhões de dólares. Só a Cyber Week viu 51 mil milhões de dólares em compras influenciadas por IA.

O State of Commerce reuniu informação de mais de 2.700 operadores de ecommerce em 15 países, incluindo 100 inquiridos de Portugal, assim como com uma análise global dos comportamentos de compra de mais de 1,5 mil milhões de clientes (B2B e B2C).

Newsletter