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Estudos  03 mai 2023

Portugueses fizeram 3,7 mil milhões de pagamentos de retalho em 2022

O Banco de Portugal publicou o Relatório dos Sistemas de Pagamentos onde descreve a evolução dos sistemas de pagamentos em Portugal e os principais desenvolvimentos perspectivados para os próximos anos.

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Segundo os dados, os os pagamentos no sistema de pagamentos de retalho português — o Sistema de Compensação interbancária (SICOI) — aumentaram 16,2% em valor e 20,8% em quantidade, em relação a 2021. O relatório indica que, em 2022, os portugueses fizeram 3,7 mil milhões de pagamentos de retalho, no valor de 655,5 mil milhões de euros.

"Os consumidores nacionais continuaram a preferir os instrumentos de pagamento eletrónico e recorreram mais às transferências imediatas do que em 2021", refere o documento, indicando que os instrumentos de pagamento eletrónicos foram usados em 99,7% dos pagamentos de retalho realizados sem recurso a numerário, mais 0,2 pontos percentuais do que em 2021.

O relatório mostra que as transferências imediatas nacionais cresceram 34,3% em quantidade e 54,4% em montante, apesar de continuarem a ter um peso reduzido nos pagamentos de retalho.

Pelos dados, os cartões mantiveram-se como o meio de pagamento eletrónico mais utilizado no dia a dia, e o uso do contactless continuou a aumentar. "Os cartões estiveram na base de 88,0% do número de pagamentos processados no SICOI (86,5% em 2021). Em média, realizaram-se 9 milhões de pagamentos com cartão por dia. A tendência de forte subida na utilização da tecnologia contactless (dos cartões e de outros dispositivos móveis) manteve-se: o peso das compras contactless no número total de compras com cartão chegou a 48,8% (8,2% antes da pandemia)", refere.

Já as compras online com cartões nacionais aumentaram 28,4% em número e 32,2% em valor, sendo que o Banco de Portugal sublinha que os níveis de fraude na utilização de instrumentos de pagamento eletrónicos em Portugal permaneceram muito reduzidos.

Segundo os dados, em 2022 foram concluídas as 42 ações previstas na Estratégia Nacional para os Pagamentos de Retalho | Horizonte 2022, e começou a ser preparada a próxima estratégia para esta área, que terá como vetores a proximidade e transparência, a segurança, a inovação e eficiência, e a resiliência e sustentabilidade. A nova estratégia para os pagamentos de retalho será implementada até 2025.

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