Newsletter
Preencha com o seu email e receba as últimas novidades ACEPI.
Mais de um terço dos portugueses com perfis em redes sociais já fazem compras diretamente através destas plataformas, mas estão mais cautelosos antes de comprarem online.
Na última década, o universo de compradores através de redes sociais quase duplicou em Portugal, aumentando dos 14,7% registados em 2013 para os 22,7% deste ano. Mas antes de comprar online, os portugueses estão mais cautelosos: 75% tem por hábito ler experiências de outros consumidores e 84% dos inquiridos admite ser influenciado por opiniões online na decisão de compra.
As conclusões são de um estudo da Consumers Trust, realizado a propósito do Dia Mundial das Redes Sociais, que se assinala a 30 de junho, com base numa avaliação do Portal da Queixa.
Segundo apurou o estudo, os consumidores portugueses procuram estar mais informados quando compram online. Antes da compra, 75% referem ter por hábito ler experiências de outros consumidores e 84% dos inquiridos admitem ser influenciados por opiniões online na tomada de decisão de compra.
À questão se já reclamaram via Portal da Queixa, 72,7% afirma que sim e destes, 61,7% diz que o problema foi resolvido.
Destaca-se o resultado que atesta o comportamento do consumidor mais atento e condicionado por opiniões online. Desistir de comprar por ler experiências negativas de outros consumidores - que não tenham sido resolvidas -, foi uma resposta dada por 75,5% dos inquiridos.
Questionados sobre o nível de satisfação por terem conseguido resolver uma reclamação, 47,1% atribuiu a classificação 10 (numa escala de 1 a 10). Sobre a razão que contribuiu para a não resolução do problema reportado, 46,6% indicou que foi por causa da marca não responder e 31,5% justificou que a marca respondeu, mas não apresentou uma solução válida.
De referir que, o estudo da Consumers Trust “Opinião dos Consumidores sobre a rede social Portal da Queixa” realizou-se por inquérito online, entre os dias 6 e 26 de junho, e contou com um universo de 2.054 inquiridos entre as faixas etárias 18 anos e mais de 65 anos.