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Estudos  eCommerce  14 fev 2023

Comércio conversacional pode chegar aos 135 mil milhões em quatro anos

Os analistas de mercado preveem gastos de 135 mil milhões de dólares até 2027 no chamado comércio conversacional, à medida que serviços como o WhatsApp ou o WeChat evoluem e criam disrupção.

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A despesa mundial em comércio conversacional deverá chegar aos 39 mil milhões de dólares (cerca de 36,3 mil milhões de euros) já este ano. Em 2027 o mercado deverá valer 135 mil milhões de dólares (aproximadamente 126 mil milhões de euros).

As previsões são da Juniper Research e apontam também para que, nessa altura, 47% dos gastos estejam concentrados em canais over the top (OTT), como por exemplo o WhatsApp ou o WeChat.

O estudo destaca que estas “super aplicações” fornecem cada vez mais e variados serviços numa única interface, desde transações financeiras a compras, além das mensagens, levando a interações comerciais mais envolventes.

De acordo com o relatório, a região da Ásia-Pacífico será responsável por 75% do investimento total em canais de comércio conversacional em 2027, graças ao impulso de aplicações “locais” como a WeChat, LINE e KakaoTalk, que integram soluções de pagamento internas.

Os dados sugerem que a versatilidade destes serviços, que combinam recursos do WhatsApp, Twitter, PayPal e Uber, será fundamental para o desenvolvimento de um forte mercado digital, oferecendo uma experiência de utilização melhorada.

As previsões para a Europa e Estados Unidos da América apontam para um crescimento de 179% do número de utilizadores de comércio conversacional, que assim deverão alcançar os 33,4 milhões em quatro anos.

Para se aproximarem do sucesso registado na Ásia-Pacífico, as plataformas de comunicação europeias e norte-americanas devem ser capazes de suportar o aumento do tráfego de apps de mensagens OTT, bem como a capacidade de oferecer profundidade, através de serviços de valor acrescentado, sublinha-se.

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