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No primeiro trimestre de 2022, o número de subscritores de pacotes de serviços foi de 4,4 milhões, valor 3,3% acima do registado no mesmo período do ano anterior. Apesar da evolução positiva, trata-se do menor crescimento anual já contabilizado desde que a Anacom iniciou a recolha destes indicadores, em 2011.
Os pacotes de serviços de telecomunicações somavam 4,4 milhões de subscritores no primeiro trimestre de 2022, numa diferença de 142 mil subscritores ou mais 3,3% acima do registado no mesmo período do ano anterior.
Trata-se do menor crescimento anual contabilizado desde que se iniciou a recolha destes indicadores, em 2011, nota a Anacom, referindo igualmente que o crescimento verificado está sobretudo associado às ofertas 4/5P (+138 mil ou +6,4%).
As ofertas 4/5P foram as mais utilizadas, contando com 2,3 milhões de subscritores (52,1% do total de subscritores de ofertas em pacote), seguindo-se as ofertas 3P, com 1,7 milhões de subscritores (38,5%). O crescimento percentual das ofertas 4/5P (6,4%) foi o mais elevado desde o início de 2020.
As ofertas isoladas, single play ou 1P, que se caracterizam por não serem comercializadas em pacote, representavam 72% dos acessos móveis e 15,3% dos acessos fixos.
No total dos acessos fixos e móveis, a maioria (56,3%) era constituída por acessos móveis single play, seguindo-se os acessos móveis integrados em pacote (21,9%), os acessos fixos integrados em pacote (18,4%) e, por último, os acessos fixos single play (3,3%).
Entre janeiro e março de 2022, as receitas dos pacotes de serviços foram de cerca de 458 milhões de euros (50,6% do total das receitas retalhistas), tendo aumentado 3,4% face ao trimestre homólogo. As receitas de ofertas 4/5P representaram 64,4% do total das receitas em pacote.
A receita média mensal por subscritor de pacote foi de 34,63 euros (sem IVA), valor semelhante ao do trimestre homólogo. A receita média mensal foi de 43,07 euros no caso das ofertas 4/5P e de 27,51 euros no caso das ofertas 3P (-0,5% em ambos os casos).
No final do período em análise, a MEO foi o prestador com maior quota de subscritores de serviços em pacote (40,8%), seguindo-se o Grupo NOS (35,8%), a Vodafone (20,1%) e a NOWO (3,1%).
Face ao trimestre homólogo, a Vodafone e a MEO aumentaram a sua quota de subscritores, enquanto as quotas do Grupo NOS e da NOWO diminuíram. Por tipo de oferta, a MEO apresentou a maior quota de subscritores nas ofertas 2P (43,6%), 3P (39,0%) e, a partir do trimestre em análise, nas ofertas 4/5P (41,7%).
A MEO apresentou igualmente a quota de receitas de serviços em pacote mais elevada (41,3%), seguindo-se o Grupo NOS (40,0%), a Vodafone (16,8%) e a NOWO (1,9%).