ir para o conteúdo principal
Idioma
PT
Torne-se Associado Adira ao Diretório
ACEPI
Atualidade  20 set 2022

Novo guia analisa impacto do 5G na saúde e no equilíbrio ambiental

Há evidências que as frequências utilizadas pelo 5G representem um perigo para a saúde? E qual o impacto das redes móveis na sustentabilidade ambiental? Estas são algumas das questões analisadas num guia lançado pela Anacom.

content image article

A Anacom acaba de lançar um guia com o objetivo de clarificar o tema da eco segurança das redes móveis, ou seja, o seu impacto na saúde humana e no equilíbrio ambiental.

O guia “Eco-segurança e Redes Móveis: Factos, dados e desafios sobre saúde e sustentabilidade” dá resposta a 22 perguntas sobre tópicos emergentes relacionados com segurança humana e ambiental das redes de comunicações eletrónicas, com base em conhecimento científico.

São várias as dúvidas abordadas, nomeadamente se há evidências que as frequências utilizadas pelo 5G representem um perigo para a saúde, se foram investigados os eventuais riscos antes do lançamento comercial da tecnologia ou qual o impacto para a sustentabilidade ambiental.

O documento engloba ainda um conjunto de caixas temáticas que complementam a informação sobre alguns assuntos específicos, figuras ilustrativas e um glossário que faz o inventário de 15 conceitos-chave e instituições.

“As constantes inovações na área das tecnologias de comunicação estão, e devem permanecer, sob escrutínio dado que são muitas vezes associadas a dúvidas ou controvérsias sobre os seus riscos e o impacto na população e no ecossistema global”, refere a Anacom em comunicado.

O novo guia revê, atualiza e expande uma base de informação já compilada e divulgada em 2020, no guia “Redes móveis e saúde - factos, dados e desafios''.

 

Newsletter