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Estudos  18 nov 2022

Black Friday: diminuição da procura de bens de consumo leva a aumento de promoções

A previsão geral para 2022 é de desaceleração no mercado mundial de Bens de Consumo Tecnológicos e Duráveis, mas a tendência será contrariada na Black Friday, principalmente devido aos grandes descontos nos segmentos mais baixos.

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O final do ano será desafiador para o mercado mundial de Bens de Consumo Tecnológicos e Duráveis (T&D). Apesar disso, as categorias de Consumer Electronics e IT (Eletrónica de Consumo e Tecnologias de Informação) deverão continuar a ter muita procura na Black Friday, principalmente devido aos grandes descontos nos segmentos mais baixos.

As previsões são da GfK que aponta para uma desaceleração geral para o mercado global de T&D em 2022, com uma descida entre 6 a 7% em comparação com os números do ano anterior.

É um facto que nos últimos anos a Black Friday foi condicionada pelo impacto da pandemia, escassez de oferta e subida de preços, mas em 2022 retalhistas e fabricantes estão a ter de enfrentar, não apenas a crise macroeconómica de inflação descontrolada, o elevado grau de incerteza e os orçamentos reduzidos dos consumidores, mas também, uma quebra na procura devido aos efeitos de saturação e as elevadas referências (benchmarking) de 2021.

Perante estes desafios, a GfK prevê uma desaceleração para todo o ano de 2022 para o mercado global de T&D em geral, com um declínio estimado de 6 a 7% em comparação com o ano anterior. Apesar da queda geral na procura, o mercado tem vindo a estabilizar-se devido aos consumidores com orçamentos maiores, que continuam a comprar apesar do aumento da inflação – especialmente produtos premium. Por exemplo, os aspiradores robot com docking station (um pequeno doméstico premium) registaram um crescimento de mais de 100%, de janeiro a setembro de 2022 em comparação com o ano anterior, enquanto os aspiradores recarregáveis manuais caíram 4% devido à fraca procura.

Após o aumento contínuo dos preços médios de T&D nos últimos anos, os aumentos de preços em USD estabilizaram este ano. Embora o FMI (Fundo Monetário Internacional) antecipe uma taxa de inflação global de mais 8,8% para 2022, os preços de igual para igual são estáveis ou até negativos em alguns casos, o que se deve principalmente à quebra na procura nos três primeiros trimestres de 2022.

Este efeito é particularmente visível nas Televisões, que estão historicamente entre os bens eletrónicos de consumo (CE) mais populares durante a Black Friday. Com o volume de vendas a sofrer uma descida de 5%, de janeiro a setembro de 2022 em comparação com o ano anterior, as TV’s estão a perder relevância após a pandemia e os retalhistas precisam “de se ver livres” dos seus stocks. Por esse motivo, e devido à proximidade do Mundial de Futebol, espera-se um aumento nas atividades promocionais.

O mesmo se aplica aos produtos de TI, que registaram um crescimento recorde durante a pandemia. Em comparação com os níveis de base muito elevados de 2021, e devido aos efeitos da saturação, a procura caiu significativamente nos primeiros nove meses, com uma queda de 5% no volume de vendas em relação ao ano passado, o que já levou a uma duplicação das atividades promocionais para produtos de TI, de janeiro a setembro de 2022, embora tenham sido limitadas quase exclusivamente à gama de produtos abaixo dos 1.000 USD. A procura de produtos premium de TI permaneceu estável e, portanto, estes foram deixados de fora das campanhas de descontos. Essa tendência também continuará a verificar-se na Black Friday, com a GfK a prever que o mercado global de produtos de TI e Escritório termine o ano com uma queda de 5% em relação a 2021.

No que diz respeito aos Grandes Eletrodomésticos (MDA), a GfK espera um crescimento menor das atividades promocionais na Black Friday, em comparação com os Bens Eletrónicos de Consumo e TI, já que o mercado de MDA é comparativamente mais estável do que o mercado total de T&D. Os Grandes Domésticos (MDA) registaram uma queda de 4% no volume de vendas, entre janeiro a setembro de 2022, em comparação com o ano anterior. No entanto, as categorias MDA registaram vendas crescentes durante a época alta nos últimos anos. Assim, a GfK espera que os Grandes Eletrodomésticos continuem a ganhar terreno na Black Friday deste ano também.

Este estudo global da GfK foi realizado através da análise a 70 mercados em todo o mundo, nas áreas da Eletrónica de Consumo, Fotografia, Telecomunicações, Tecnologias da Informação, Equipamentos de Escritório e Pequenos e Grandes Domésticos. Todas as informações relacionadas com grupos de produtos e descontos são baseadas em dados de 10 países relevantes no que diz respeito às promoções Black Friday (Alemanha, Itália, França, Espanha, Reino Unido, Hungria, República Checa, Turquia, Rússia e Brasil).

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