ir para o conteúdo principal
Idioma
PT
Torne-se Associado Adira ao Diretório
ACEPI
Estudos  Atualidade  22 dez 2022

Ataques de ransomware perto de duplicarem em 2022

Números recentes mostram que os cibercriminosos estão a mudar constantemente de ataques oportunistas para ataques de ransomware especificamente adaptados para atingirem os seus objetivos. 

content image article

Durante os primeiros dez meses de 2022, a proporção de utilizadores atacados por ataque de ransomware quase que duplicou em comparação com o mesmo período de 2021, segundo dados da Kaspersky.

Um crescimento tão impressionante, indica que os grupos de ransomware têm continuado a aperfeiçoar as suas técnicas, tanto os mais conhecidos como os mais recentes. Seguindo os desenvolvimentos no mundo do ransomware, o último relatório crimeware de 2022 da Kaspersky revela novas características introduzidas pelo famoso grupo "LockBit", e um recém-chegado, "Play", que emprega técnicas de auto-propagação.

De acordo com as soluções de segurança da Kaspersky, a percentagem de utilizadores afetados por ataques de ransomware direcionados, representou 0,026% de todos os utilizadores atacados em 2022 - contra 0,016% em 2021.

Estes números mostram que os cibercriminosos estão a mudar constantemente de ataques oportunistas para ataques de ransomware precisamente adaptados para atingirem os seus objetivos. 

Como demonstram as recentes investigações da Kaspersky, os grupos de ransomware continuam a melhorar as suas técnicas. Uma delas, o “Lockbit”, continua a ser uma das variantes de ransomware mais populares, inovadoras e em rápido desenvolvimento que são atualmente utilizadas. E este grupo ainda pode continuar a emboscar especialistas em cibersegurança, acrescentando novas opções - e a prática do dumping de credenciais. Esta técnica significa que o ator pode assumir o domínio da máquina infetada e criar um canal nomeado para repor as credenciais do sistema operativo.

Ainda assim, há novas variantes de resgates que continuam a surgir. No decurso de 2022, a Kaspersky detetou mais de 21.400 estirpes de ransomware.

Newsletter