ir para o conteúdo principal
Idioma
PT
Torne-se Associado Adira ao Diretório
ACEPI
Atualidade  14 dez 2021

Seguir marcas no Instagram quadruplica em cinco anos com Facebook a baixar

A maioria dos utilizadores portugueses segue marcas nas redes sociais e atribui grande importância à sua presença nessas plataformas. O Instagram foi a plataforma que mais cresceu nos últimos cinco anos.

content image article

De acordo com os dados do estudo Os Portugueses e as Redes Sociais da Marktest, a maioria dos indivíduos com perfil criado em redes sociais segue nessas plataformas (ou é fã de) empresas ou marcas (55,1%), valor mais elevado junto das mulheres, indivíduos dos 25 aos 44 anos, dos residentes na Grande Lisboa e Grande Porto e dos indivíduos das classes sociais mais elevadas.

Quem refere seguir marcas nas redes sociais continua a dar primazia ao Facebook, que permanece a rede mais utilizada para o efeito, mas o crescimento do Instagram tem sido notável, multiplicando por 27 os resultados do primeiro ano em que analisámos este indicador e quadruplicando o observado há cinco anos, ao passar de 15,2% em 2016 para 65,8% em 2021.

Este crescimento do Instagram é acompanhado pelo decréscimo do Facebook, que passa de 94,5% em 2016 para 78,1% em 2021.

Neste último ano, o YouTube surge como terceira rede mais relevante, com 14% de referências junto de quem assume seguir marcas nas redes sociais.

Newsletter