ir para o conteúdo principal
Idioma
PT
Torne-se Associado Adira ao Diretório
ACEPI
Atualidade  28 jul 2021

Rede Nacional de Investigação e Ensino avança com ligação por fibra a nova rede europeia

Portugal é o primeiro país europeu a ver ligada por fibra a sua rede nacional de investigação e ensino com a rede europeia GÉANT. A ativação foi feita através de uma ligação direta entre o Porto e Bilbao no âmbito do projeto GÉANT (GN4-3N)

content image article

O acesso direto foi ativado no dia 25 de junho e liga a Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade (RCTS), a rede nacional de investigação e ensino gerida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) através da sua Unidade FCCN, e a rede europeia GÉANT.

A instalação concluiu-se na cidade do Porto, numa ligação direta a Bilbao, aumentando assim a flexibilidade e redundância da conetividade portuguesa. Esta ação, realizada no âmbito do projeto GÉANT (GN4-3N), está alinhada com projeto RCTS100 e permitiu que a RCTS fosse a primeira rede nacional de investigação e ensino (National Research and Education Network - NREN) a migrar para a nova geração desta infraestrutura de fibra da rede europeia.

Para além deste reforço de conetividade internacional, protegendo a rede de eventuais falhas, esta nova ligação vai, em articulação com as rotas Lisboa-Porto e Lisboa-Madrid, garantir benefícios significativos na performance e flexibilidade da rede e respetivas interligações, bem como reduzir custos a longo-prazo.

A FCT reforça que, graças a esta integração, Portugal torna-se o primeiro país cuja rede nacional de investigação e ensino migra para a nova rede de fibra da GÉANT – a rede europeia que articula as congéneres da FCCN. Este projeto europeu de alargamento e atualização da conetividade pan-europeia implica um investimento de cerca de 63 milhões de euros e visa apoiar a transição das redes nacionais para conetividade de fibra, visando a redução do digital divide europeu.

Esta nova ligação foi acompanhada ao nível da conetividade nacional, no âmbito do projeto RCTS100, cofinanciado pelo Compete, Lisboa2020 e Algarve2020, através do qual a FCCN tem trabalhado no reforço da Rede Nacional de Investigação e Ensino (RCTS), tendo em vista a criação de capacidade de entrega de serviços, escalável até 100Gbps. No final de 2020, por exemplo, foram ativadas seis novas rotas de ligação em Beja, Bragança, Vila Real e Viseu. Já em 2021, quatro novos anéis de fibra foram ativados na cidade de Lisboa.

Newsletter