Newsletter
Preencha com o seu email e receba as últimas novidades ACEPI.
São mais de metade os portugueses que estão a pensar fazer compras tanto online como em lojas físicas na época de Natal que se inicia com a Black Friday. Vinte e dois por cento dizem que vão comprar exclusivamente online.
Quase um em cada dois portugueses (44%) admite fazer compras na temporada de compras que se aproxima, que começa com a Black Friday e se prolonga até depois do ano novo, incluindo momentos-chave para o retalho, como o Natal.
Os dados são do mais recente Google Consumer Survey Portugal e mostram também que os portugueses são cada vez mais agnósticos em relação ao local onde compram: 53% dos portugueses admitem fazer compras tanto online como em lojas físicas e 22% dizem comprar exclusivamente online.
O comportamento dos consumidores e as dinâmicas comerciais dos retalhistas têm vindo a alterar-se ao longo do tempo. À semelhança de outros europeus, os portugueses também começam a planear e a organizar esta época semanas antes, as compras podem acontecer em vários canais e dispersam-se ao longo tempo, e não apenas durante a Black Friday.
Com base em pesquisas, a Google identificou os três grandes momentos para esta temporada em Portugal: “The Build-up”, “The craze” e “The last cal”.
O momento “The Build-up” corresponde à fase em que os consumidores começam a planear as compras semanas antes da Black Friday, quando procuram descontos e oportunidades. Nesta altura, os consumidores não têm ainda claro que marca ou produto vão comprar e estão abertos a sugestões. Por isso, este é o momento para as marcas assegurarem visibilidade e entrarem no processo de consideração de compra dos consumidores.
O momento “The craze” diz respeito às duas semanas que antecedem e que incluem a Black Friday, em que o consumidor está mais adiantado no processo de decisão de compra e pode já estar à procura de produtos ou marcas mais específicas.
No “The last cal”, os consumidores continuam abertos a últimas oportunidades e descontos mais agressivos. Neste momento, o Black Friday e a Cyber Monday já terminaram e começam agora (primeiras duas semanas de dezembro) a preparar as compras de Natal.
De acordo com o Euromonitor, Portugal foi, em 2020, um dos países da Europa com maior crescimento do ecommerce (54%). Do lado do consumidor e olhando para a temporada de compras de 2020, no mercado português verificou-se que a procura começou a crescer em outubro e, em algumas categorias, manteve-se alta até ao primeiro trimestre de 2021.
“Com os retalhistas, hoje, melhor preparados para as novas dinâmicas dos consumidores e, estes cada vez mais indiferentes ao canal de compra, a temporada de compras de 2021 prevê-se intensa”, destaca a Google.