ir para o conteúdo principal
Idioma
PT
Torne-se Associado Adira ao Diretório
ACEPI
Atualidade  eCommerce  15 nov 2021

Quase um em cada dois portugueses pretende fazer compras na época que se aproxima

São mais de metade os portugueses que estão a pensar fazer compras tanto online como em lojas físicas na época de Natal que se inicia com a Black Friday. Vinte e dois por cento dizem que vão comprar exclusivamente online.

content image article

Quase um em cada dois portugueses (44%) admite fazer compras na temporada de compras que se aproxima, que começa com a Black Friday e se prolonga até depois do ano novo, incluindo momentos-chave para o retalho, como o Natal.

Os dados são do mais recente Google Consumer Survey Portugal e mostram também que os portugueses são cada vez mais agnósticos em relação ao local onde compram: 53% dos portugueses admitem fazer compras tanto online como em lojas físicas e 22% dizem comprar exclusivamente online.

O comportamento dos consumidores e as dinâmicas comerciais dos retalhistas têm vindo a alterar-se ao longo do tempo. À semelhança de outros europeus, os portugueses também começam a planear e a organizar esta época semanas antes, as compras podem acontecer em vários canais e dispersam-se ao longo tempo, e não apenas durante a Black Friday.

Com base em pesquisas, a Google identificou os três grandes momentos para esta temporada em Portugal: “The Build-up”, “The craze” e “The last cal”.

O momento “The Build-up” corresponde à fase em que os consumidores começam a planear as compras semanas antes da Black Friday, quando procuram descontos e oportunidades. Nesta altura, os consumidores não têm ainda claro que marca ou produto vão comprar e estão abertos a sugestões. Por isso, este é o momento para as marcas assegurarem visibilidade e entrarem no processo de consideração de compra dos consumidores.

O momento “The craze” diz respeito às duas semanas que antecedem e que incluem a Black Friday, em que o consumidor está mais adiantado no processo de decisão de compra e pode já estar à procura de produtos ou marcas mais específicas.

No “The last cal”, os consumidores continuam abertos a últimas oportunidades e descontos mais agressivos. Neste momento, o Black Friday e a Cyber Monday já terminaram e começam agora (primeiras duas semanas de dezembro) a preparar as compras de Natal.

De acordo com o Euromonitor, Portugal foi, em 2020, um dos países da Europa com maior crescimento do ecommerce (54%). Do lado do consumidor e olhando para a temporada de compras de 2020, no mercado português verificou-se que a procura começou a crescer em outubro e, em algumas categorias, manteve-se alta até ao primeiro trimestre de 2021.

“Com os retalhistas, hoje, melhor preparados para as novas dinâmicas dos consumidores e, estes cada vez mais indiferentes ao canal de compra, a temporada de compras de 2021 prevê-se intensa”, destaca a Google.

Newsletter