ir para o conteúdo principal
Idioma
PT
Torne-se Associado Adira ao Diretório
ACEPI
Estudos  eBusiness  26 jul 2021

Portugal ainda vai “a meio” na maturidade digital

Um estudo publicado pela Boston Consulting Group mostra que Portugal está no segundo de quatro níveis de maturidade digital. Entre os resultados está a correlação entre maturidade digital, produtividade e nível salarial médio das empresas.

content image article

Segundo os dados, Portugal ainda está longe de ser considerado um “Digital Leader” ficando pelo nível dois de quatro estágios no que diz respeito à maturidade digital.

A avaliação é do Boston Consulting Group (BCG), Google e Nova SBE no estudo “O Caminho para um Portugal Biónico: A maturidade digital do tecido empresarial em Portugal”, onde classificam o país como “Digital Literate”, com um total de 31 pontos em 100 possíveis, 21 pontos abaixo da média europeia, que está no patamar dos “Digital Performers”.

O relatório mostra que a digitalização está diretamente relacionada com os níveis de produtividade e os salários médios das organizações. Neste último caso, os dados indicam que uma transição completa no estágio de maturidade está, estatisticamente, associada a um aumento de 37% do salário médio. Esta relação pode explicar-se pela aposta feita pelas empresas em capital humano mais qualificado, que lhes permita implementar com maior sucesso a transformação tecnológica, referem os promotores do estudo.

As conclusões indicam igualmente que, embora seja intenção das empresas utilizarem o digital como motor das suas estratégias, ainda existe alguma inércia na sua aplicação em algumas áreas relevantes, nomeadamente em funções de suporte, operações, oferta ao cliente e de abordagem a novos mercados.

Deixa também visível que a adoção do digital não é semelhante em todas as organizações, salientando-se uma correlação direta entre o tamanho das empresas e a sua maturidade digital, assim como o setor em que atuam.

Newsletter