ir para o conteúdo principal
Idioma
PT
Torne-se Associado Adira ao Diretório
ACEPI
Atualidade  16 jan 2024

Apple ultrapassa Samsung e assume liderança do mercado mundial de smartphones

A liderança do mercado de smartphones mudou e, depois de 13 anos, a Samsung passou para segundo e foi a Apple quem vendeu mais telefones ao longo de 2023. A Xiaomi segue em terceiro.

content image article

A Apple ultrapassou a Samsung como principal fornecedor de smartphones em 2023, de acordo com os dados preliminares da IDC. A consultora atribui à marca da maçã o fornecimento de 80,5 milhões de dispositivos no último trimestre. No ano inteiro, a fabricante terá vendido 234,6 milhões de telefones.

Comparativamente, a Samsung enviou para as lojas 53 milhões de smartphones no quarto trimestre, somando um total de 226,6 milhões de dispositivos para o ano inteiro. A Xiaomi, ficou em terceiro, com 40,7 e 145,9 milhões de dispositivos vendidos, respetivamente.

Em termos de representatividade, a Apple terminou 2023 com uma quota de mercado de 20,1%, a Samsung de 19,4% e a Xiaomi de 12,5%.

Os dados revelam uma reviravolta surpreendente, na primeira vez desde 2010 que a Samsung ficou sem a liderança do mercado mundial. A IDC atribui o sucesso da Apple à crescente procura por dispositivos de última geração, mencionando igualmente a aposta nos programas de troca e nas opções de financiamento da empresa.

No geral, o mercado global de smartphones enfrentou dificuldades ao longo de 2023, com os fornecimentos a caírem 3,2% na comparação com o ano anterior, para 1,17 mil milhões de unidades, refere o relatório. O clima económico e os problemas de stocks martirizaram o mercado no primeiro semestre, mas houve sinais de recuperação na segunda metade do ano, com uma subida de 8,5% no último trimestre.

Newsletter