ir para o conteúdo principal
Idioma
PT
Torne-se Associado Adira ao Diretório
ACEPI
Estudos  10 fev 2023

Empresas usam em média mais de 1.000 aplicações, mas integram apenas 29%

Embora o processo de transformação digital esteja bem encaminhado, 80% das empresas de um estudo afirmam que os desafios de integração estão a pesar sobre os esforços empreendidos.

content image article

As organizações estão a usar uma média de 1.061 aplicações diferentes, no entanto, apenas 29% dessas aplicações estão atualmente integradas, aponta o mais recente Connectivity Benchmark Report.

O estudo, realizado pela MuleSoft, inquiriu mais de 1.050 CIOs e decisores de TI e demonstra que as empresas estão a criar experiências conectadas e integradas para crescerem na economia digital.

À medida que as empresas aumentam os seus esforços de transformação digital, mais expectativas caem sobre as equipas de TI, para executarem e concluírem projetos em tempo útil. São 69% as empresas que afirmam estar à frente do esperado no processo de transformação digital, com os projetos de TI a aumentarem 41% face ao ano anterior.

Há também uma redução do tempo de entrega: quase metade (48%) das equipas de TI afirma ter concluído todos os projetos solicitados no ano passado, em comparação com 44% em 2022. Os projetos que foram entregues com atraso também diminuíram de 52% para 30%.

A infraestrutura existente é uma menor barreira à inovação: 54% das organizações dizem que é difícil fazer alterações num determinado sistema ou aplicação por causa de sua infraestrutura de TI, dificuldade que caiu de 74% face ao ano anterior.

O custo de falhas na transformação digital aumenta: o custo médio de não concluir as iniciativas de transformação digital é agora de 9,5 milhões de dólares, um aumento significativo em relação à estimativa do ano passado, que ficou pelos 6,8 milhões de dólares.

Embora o progresso de transformação digital esteja bem encaminhado, 80% das empresas inquiridas dizem que os desafios de integração estão a pesar sobre os seus. As organizações estão a usar uma média de 1.061 aplicações diferentes, o que representa um aumento em relação às 976 identificadas no relatório de 2022. No entanto, apenas 29% dessas aplicações estão atualmente integradas.

Procura por automação e API como fonte de receita

À medida que as empresas continuam a priorizar a produtividade e a eficiência, as tecnologias de automação estão a tornar-se cada vez mais essenciais para o sucesso agora e no futuro. Como resultado, as tecnologias de RPA estão a ter uma rápida adoção em todas as empresas, com 33% a declarar investimentos em RPA.

As empresas estão a procurar formas de se tornarem mais digitais e económicas, e quase todas as organizações (99%) estão a usar APIs para integrarem aplicações, dados e criarem experiências suaves para os clientes, aponta o estudo.

O Connectivity Benchmark Report é um relatório anual criado para compreender melhor os desafios e oportunidades das empresas nos seus processos de transformação digital e investimento em tecnologia inteligente. Na sua oitava edição, o estudo foi realizado entre outubro e novembro de 2022 nos Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Holanda, Austrália, Singapura, Hong Kong e Japão.

 

Newsletter