ir para o conteúdo principal
Idioma
PT
Torne-se Associado Adira ao Diretório
ACEPI
Estudos  13 abr 2023

Portugueses passaram menos tempo a ver televisão durante o ano passado

O tempo que os portugueses passaram a ver televisão por dia em 2022 registou uma quebra de 17 minutos face à média registada no ano anterior.

content image article

Em 2022, os portugueses viram cinco horas e 21 minutos de televisão por dia, em média, um valor que representa uma quebra de 17 minutos face à média registada no ano anterior.

Os dados integram o Media & Advertising Global Report, uma análise anual da Marktest que sistematiza informação sobre a audiência e investimentos publicitários nos meios em Portugal, e permitem constatar ainda que as mulheres, os mais idosos e os residentes no Norte são os targets mais adeptos da TV.

Relativamente aos conteúdos televisivos mais emitidos, os programas de Divertimento foram os que mais tempo ocuparam na grelha da RTP1, SIC e TVI. A única exceção entre os canais free to air foi a RTP2, onde predominaram programas juvenis.

O Media & Advertising Global Report da Marktest avalia também indicadores sobre a cobertura noticiosa, onde se verificou que os quatro canais generalistas emitiram durante o último ano 85 mil notícias, com uma duração total de 3.164 horas.

Considerando os registos históricos de audiência e de cobertura noticiosa, este foi o segundo valor mais alto em horas de emissão de notícias nos últimos 15 anos. Só em 2020, no pico da pandemia de COVID19, os canais generalistas dedicaram mais tempo à emissão de notícias.

Na análise ao tipo de noticiário emitido constata-se que, em média, 60% das notícias nos quatro canais generalistas foram de âmbito nacional. Esta proporção foi, no entanto, consideravelmente mais baixa na RTP2, com apenas 46% de noticiário de âmbito nacional.

Newsletter