ir para o conteúdo principal
Idioma
PT
Torne-se Associado Adira ao Diretório
ACEPI
Estudos  Atualidade  18 ago 2023

Maioria dos gestores considera que benefícios da IA generativa superam riscos

Empresas apontam como ferramentas de inteligência artificial generativa mais relevantes as relacionadas com os chatbots, o design de produtos e serviços e a experiência do cliente.

content image article

Apesar dos riscos aparentes que a inteligência artificial generativa possa apresentar, como por exemplo a violação dos direitos de autor ou o aumento dos ciberataques, 74% dos gestores consideram que os benefícios irão superar os riscos.

Esta é uma das conclusões do novo estudo do Research Institute da Capgemini, “Harnessing the value of generative AI: Top use cases across industries”, que também indica que 21% preveem que a tecnologia provoque disrupções nos seus setores de atividade, sendo que 40% das empresas das mais variadas áreas já criaram equipas e orçamentos destinados à adoção desta tecnologia, e 49% está a pensar fazê-lo nos próximos 12 meses.

A quase totalidade (96%) reconhece que a tecnologia é atualmente um dos principais assuntos no topo das agendas nas reuniões de conselho de administração e revela que os seus líderes são fortes defensores desta tecnologia.

O estudo também constatou que as empresas acreditam que as plataformas ou/e as ferramentas baseadas em IA generativa mais relevantes para as suas indústrias são as que destinam aos chatbots para automatizar o atendimento ao cliente e melhorar a gestão do conhecimento (83%), e as que se destinam a projetar, recolher ou sumarizar dados (75%).

Segundo o relatório, a maioria dos gestores espera que a IA generativa aumente a eficiência (78%) e a acessibilidade (76%) da criação de produtos e serviços.

Os inquiridos também acreditam que a IA tornará as experiências do cliente mais interativas e envolventes (71%) e que ao permitir o suporte mais automatizado e personalizado irá melhorar o atendimento ao cliente (67%).

Mais e novas vantagens dentro de três anos

Os gestores inquiridos preveem que três anos após a implementação bem-sucedida da IA generativa surjam mais e novas vantagens. Estes responsáveis acreditam que a integração da IA contribuirá para aumentar em 8% as vendas e para reduzir os custos em 7%. Paralelamente, indicaram que esperam uma melhoria de 9% tanto nos níveis de envolvimento e satisfação dos clientes, como na eficiência operacional.

Os gestores do setor das tecnologias de ponta são os que que mais acreditam (84%) que a IA generativa irá ter um impacto global positivo. Quase 70% dos inquiridos neste setor disseram que as suas empresas já têm em curso projetos pilotos de IA generativa, e 18% afirmaram que já implementaram tecnologia de IA generativa nalgumas áreas de negócio ou funções. Os dois principais casos de uso são a modelação 3D para obter formas precisas, e a manutenção preditiva.

A maioria (67%) dos gestores de todos os setores de atividade considera que o maior potencial da IA generativa está associado à função de TI – isto é particularmente verdadeiro dentro do setor das tecnologias de ponta, com 86% dos gestores a referirem que as suas empresas já estão a usar a IA generativa nas TI, ou que estão a considerar fazê-lo brevemente. As outras áreas em que os gestores consideram que a IA generativa pode gerar mais-valias novas e/ou adicionais, são as vendas (54%) e o marketing & comunicação (48%).

Ascensão da IA generativa impulsiona o surgimento de novas funções e exige investimento na melhoria das competências. De acordo com 69% das empresas inquiridas, a IA generativa será capaz de fornecer conceitos e modelos para projetos, permitindo que as atuais funções dos colaboradores das empresas evoluam da conceção e criação para mais controlo e desenvolvimento. Este ponto de vista é também partilhado pelos consumidores, uma vez que 70% acreditam que a IA generativa os tornará mais eficientes no trabalho, libertando-os de tarefas repetitivas e permitindo-lhes explorar aspetos mais estratégicos.

O estudo também revela que 69% dos gestores acreditam que a IA generativa impulsionará o surgimento de novas profissões, como por exemplo auditores de IA e especialistas em deontologia de IA. Para 68% dos gestores a criação e a implementação das novas profissões relacionadas com a IA generativa, vai implicar um investimento maciço em formação contínua e transferência de competências.

Newsletter