ir para o conteúdo principal
Idioma
PT
Torne-se Associado Adira ao Diretório
ACEPI
Atualidade  22 nov 2022

Preços das telecomunicações subiram 1% face a igual período do ano anterior

A taxa de variação média dos preços das telecomunicações em Portugal, nos últimos 12 meses, foi superior à verificada na União Europeia, nomeadamente com o país a registar a sexta maior variação de preços.

content image article

Em outubro de 2022, os preços das telecomunicações, medidos através do respetivo grupo do Índice de Preços do Consumidor (IPC), diminuíram 0,6% face ao mês anterior devido a alterações de ofertas de banda larga móvel através de PC/tablet/pen/router por parte de dois prestadores.

Os preços aumentaram 1% face ao mesmo mês de 2021, sobretudo devido ao aumento de preços implementados pela MEO, NOS e Vodafone, em abril de 2022, refere a Anacom.

Este crescimento dos preços das telecomunicações foi 9,1 pontos percentuais (p.p.) inferior ao verificado pelo IPC (10,1%), a maior diferença negativa desde janeiro de 1992, altra em que esta informação começou a ser recolhida.

A taxa de variação média dos preços das telecomunicações nos últimos 12 meses foi de 1,8%, ou seja, 4,9 p.p. abaixo da registada pelo IPC (6,6%).

Por subgrupo, de acordo com o Eurostat, as taxas de variação média dos últimos doze meses foram de 3,7% e 0,2% nos serviços em pacote e nos serviços telefónicos móveis, respetivamente. No caso dos serviços em pacote, a taxa foi 2,6 p.p. superior à verificada em 2021.

A taxa de variação média dos últimos doze meses dos preços das telecomunicações em Portugal foi superior (+1,5 p.p.) à verificada na União Europeia (UE). Portugal registou a 6.ª variação de preços mais elevada (22.ª mais baixa) entre os países da UE. O maior aumento ocorreu na Polónia (+4,5%) e a maior diminuição na Eslovénia (-4,6%). Em média, os preços das telecomunicações na UE aumentaram 0,2%.

Por subgrupo, as taxas de variação média dos últimos doze meses dos preços dos serviços em pacote e dos serviços telefónicos móveis em Portugal foram 2,4 p.p. e 0,9 p.p. superiores à média da UE, respetivamente.

Numa perspetiva de longo prazo e em termos acumulados, os preços das telecomunicações cresceram 11,4% desde o final de 2010, enquanto o IPC cresceu 23,1%. Entre 2015 e 2019, a variação acumulada dos preços das telecomunicações foi superior à variação acumulada do IPC devido aos “ajustamentos de preços” efetuados pelos principais prestadores. Em 2019, a diminuição da divergência entre os dois índices deveu-se, sobretudo, à entrada em vigor do Regulamento (UE) 2018/1971 do Parlamento Europeu e do Conselho que impôs um preço máximo às chamadas e SMS internacionais intra-UE.

Caso não tivesse ocorrido a redução de preço das chamadas intra-UE, estima-se que os preços das telecomunicações teriam crescido 15,1% desde o final de 2010, encontrando-se, em termos acumulados, 8 p.p. abaixo da variação do IPC neste período.

A partir do final de 2021, o IPC passou a crescer a um ritmo superior aos preços das telecomunicações.

Entre o final de 2009 e outubro de 2022, os preços das telecomunicações em Portugal aumentaram 9,4%, enquanto na UE diminuíram 10%.

Uma análise comparativa mais fina, permite constatar que, entre o final de 2009 e outubro de 2022, os preços das telecomunicações diminuíram 27% nos Países Baixos e 2,1% na Áustria, enquanto na Hungria e em Portugal aumentaram 1,1% e 9,4%, respetivamente.

As mensalidades mínimas são oferecidas pela NOWO em oito casos de um leque de 13 serviços/ofertas, enquanto a MEO e a Vodafone apresentaram as mensalidades mais baixas para quatro e dois tipos de serviço/ofertas, respetivamente.

Em relação ao mês homólogo do ano anterior e por prestador, a MEO aumentou a mensalidade de dois serviços/ofertas e diminuiu a mensalidade de três serviços/ofertas (aumentou a mensalidade base das ofertas 4P suportadas em rede ADSL ou satélite em dois euros, mas passou a oferecer a primeira mensalidade em ofertas 4P e 5P). Por sua vez, a NOS aumentou a mensalidade mínima de um serviço/oferta em relação ao mês homólogo do ano anterior enquanto diminuiu a mensalidade mínima de um serviço/oferta (desconto de cinco euros nas primeiras três mensalidades no serviço base de banda larga móvel PC/tablet/pen/router). A NOWO diminuiu a mensalidade de um serviço/oferta (oferta da primeira mensalidade do serviço base de banda larga fixa single play). 

Newsletter