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Atualidade  18 jan 2022

Pandemia acelerou crescimento de serviços over-the-top

A pandemia levou a um forte crescimento dos serviços over-the-top (OTT), sobretudo das chamadas de voz ou vídeo, do streaming, da frequência de cursos online e do ecommerce.

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Em 2021, 80% dos internautas fizeram chamadas de voz ou vídeo, mais 10 pontos percentuais (p.p.). do que em 2020 e mais 27 p.p. do que em 2019.

Portugal ultrapassou a média dos 27 países da União Europeia, com mais 7 p.p., passando para a nona posição do ranking da utilização deste tipo de serviços.

Caso se considere o total de indivíduos e não apenas os utilizadores de internet, a taxa de penetração destes serviços seria de 66%, ultrapassando a média europeia (+1 p.p.) e passando da 23.ª para a 14.ª posição do ranking da UE27. Em 2019, Portugal ocupava o último lugar deste ranking.

instant messaging foi utilizado por 91% dos internautas. O nível de utilização deste tipo de aplicações em Portugal estava 12 p.p. acima da média da UE27, ocupando a sexta posição no respetivo ranking.

Caso se considere o total de indivíduos, e não apenas os utilizadores de Internet, a taxa de penetração deste serviço em Portugal seria de 75%. Segundo esta perspetiva, Portugal ficou 5 p.p. acima da média europeia, posicionando-se no 12.º lugar do ranking da UE27.

Em 2020, cerca de 34% dos utilizadores de Internet subscreveram serviços video streaming on demand (+20 p.p. do que em 2018), encontrando-se Portugal na 15.ª posição no ranking da UE27. Caso se considere o total de indivíduos e não apenas os utilizadores de Internet, a penetração destes serviços em Portugal seria de 26% em 2020 (+16 p.p. que em 2018), passando Portugal para a 16.ª posição do ranking da UE27.

A leitura de notícias online, a participação em redes sociais, a música online e o Internet banking foram outros dos serviços com níveis de participação superiores a 50% entre os utilizadores de Internet em Portugal. A utilização de redes sociais, o acesso a informação online e a participação cívica e política online em Portugal foi significativamente superior à média da UE27. O Internet banking e o e-commerce eram mais populares na UE27 do que em Portugal.

Os indivíduos mais jovens, com o ensino superior, estudantes e com maiores rendimentos apresentaram uma maior propensão para a utilização dos diversos serviços over-the-top analisados, tal como ocorre na média da UE27. No entanto, para alguns serviços over-the-top o crescimento anual foi maior para os grupos com menor utilização, como é o caso dos reformados e indivíduos com 45 ou mais anos na realização de chamadas de voz e vídeo pela Internet e dos desempregados e indivíduos com 55 a 64 anos na utilização de instant messaging.

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