ir para o conteúdo principal
Idioma
PT
Torne-se Associado Adira ao Diretório
ACEPI
Estudos  eBusiness  eFinance  Business Inteligence  26 jul 2022

60% das empresas ainda estão numa fase de "experimentação" na Inteligência Artificial

A Accenture revela num novo estudo que apenas 12% das organizações estão a utilizar a Inteligência Artificial num nível de maturidade mais avançado, garantindo uma forte vantagem competitiva.

content image article

O estudo “The Art of AI Maturity: Advancing from Practice to Performance” analisa a estratégia das empresas com um novo índice para expressar a maturidade da IA, numa escala de 0 a 100. De acordo com os dados partilhados, a maturidade da IA é o grau em que as organizações superam os seus pares numa combinação de recursos fundamentais e diferenciados relacionados com a IA. Estes recursos incluem a tecnologia – dados, IA, cloud – bem como estratégia organizacional, IA responsável, apoio de C-suite, talento e cultura.

A mediana das organizações consegue uma pontuação moderada de 36, o que revela que a maioria tem oportunidades significativas para gerar maior valor com a IA. A pesquisa destaca um pequeno grupo de apenas 12% de organizações que já usam a IA para superar os seus concorrentes, com uma pontuação de 64 na escala de maturidade. Estas são designadas AI Achievers e têm um desempenho acima do normal também em receitas.

O relatório mostra ainda que a maioria das empresas analisadas (63%) estão numa fase experimental em matérias de IA, designadas como AI Experimenters, explorando apenas superfície do potencial desta tecnologia.

Os AI Innovators correspondem a cerca de 13% das organizações e têm uma pontuação de 50, enquanto que os AI Builders estão um pouco avançados no seu nível de maturidade em IA, mas ainda aquém do que conseguiriam explorar a nível do potencial tecnologia.

As previsões para o estado atual e futuro projetado da maturidade da IA por setor ditam que as empresas de tecnologia, que já têm uma alta pontuação de maturidade de IA de 54, vão aumentar moderadamente este valor para 60 em 2024, embora estejam já posicionadas no auge da maturidade de IA em todos os setores.

Em contraste, os fabricantes de automóveis e fornecedores vão aumentar de um valor moderado de 39 para 57 em dois anos – apostando num aumento significativo nas vendas de veículos autónomos movidos através de IA. Da mesma forma, as empresas de retalho vão evoluir de 38 para 54 em 2024. De notar ainda que muitas empresas do setor do retalho mostram um compromisso mais profundo com a transformação de IA do que outros setores.

Independentemente do setor, o impacto da IA nas organizações está a crescer consideravelmente. As maiores empresas do mundo que discutiram IA nas suas reuniões de resultados em 2021 tiveram 40% mais hipóteses de ver o valor das suas ações aumentar – acima dos 23% em 2018. Além disso, os investimentos em IA estão a aumentar. Em 2021, 19% das empresas analisadas usaram mais de 30% dos seus orçamentos de tecnologia para projetos de IA. Até 2024, a percentagem de organizações que investem mais de 30% dos seus orçamentos de tecnologia em IA aumentará para 49%.

Newsletter