ir para o conteúdo principal
Idioma
PT
Torne-se Associado Adira ao Diretório
ACEPI
Estudos  Atualidade  24 jun 2022

60% das empresas adotam tecnologia Digital Twins para atingir objetivos de sustentabilidade

Um novo estudo revela que um terço das empresas nos principais setores de atividade já implementaram tecnologia Digital Twins para poderem compreender e prever o seu consumo de energia e as suas emissões poluentes.

content image article

Sessenta por cento das organizações dos principais setores de atividade em todo o mundo estão a apostar em tecnologia Digital Twins como forma de melhorarem o seu desempenho operacional e de alcançarem mais fácil e eficazmente as suas metas de sustentabilidade.

Ao simularem o mundo físico, os Digital Twins podem ajudar as organizações a utilizarem melhor os seus recursos, a reduzirem as suas emissões de carbono, a otimizarem as suas redes de fornecimento e transporte, bem como a aumentarem a segurança dos seus funcionários.

Os dados são de um novo estudo do Capgemini Research Institute que revela também que a implementação de tecnologia Digital Twins deverá aumentar em média 36% nos próximos cinco anos. O que indica um claro crescimento na apetência por esta tecnologia em todos os setores de atividade, nomeadamente e entre outros, no automóvel, no aeroespacial, no das ciências da vida, da energia e utilities.

Este movimento está a ser impulsionado pelas empresas que procuram avançar nas suas jornadas de transformação digital adicionando inteligência ao longo de toda a cadeia de valor das suas operações.

As empresas inquiridas pelo estudo revelaram que os seus investimentos em tecnologia Digital Twins são sobretudo movidos pela redução dos custos (79%) e pelo avanço tecnológico (77%) que esta oferece.

O estudo também mostra que 57% das empresas concordam que a tecnologia digital twins é fundamental para melhorar os seus esforços na área da sustentabilidade, traduzindo o crescente empenho das empresas em cumprirem as suas promessas de ESG (Sustentabilidade e Responsabilidade Social).

A tecnologia Digital Twins é apresentada como proporcionando formas flexíveis de trabalhar mitigando riscos e ampliando a colaboração, oferecendo assim uma oportunidade única de aumentar a rentabilidade e otimizar a utilização dos recursos ao longo de toda a cadeia de valor das empresas e dos seus negócios.

Mais de um terço (34%) das organizações inquiridas reportaram ter já implementado tecnologia Digital Twins em larga escala para compreenderem e preverem o seu consumo de energia e as emissões poluentes.

Os setores dos produtos de consumo e da energia e utilities lideram os casos de utilização desta tecnologia, com 52% e 50% respetivamente a utilizarem as réplicas virtuais para favorecerem a sustentabilidade das suas operações.

Globalmente, as empresas que já começaram a implementar a tecnologia digital twins obtiveram uma melhoria de cerca de 16% nas suas métricas de sustentabilidade.

O estudo está disponível online.

Newsletter