ir para o conteúdo principal
Idioma
PT
Torne-se Associado Adira ao Diretório
ACEPI
eCommerce  Atualidade  22 dez 2021

Portugueses gastam mais este Natal com adesão às compras online a manter tendência

Os portugueses vão gastar muito perto 400 euros em prendas de Natal em 2021, num ligeiro aumento face ao ano passado. As compras online continuam a ser a opção preferida para muitos consumidores.

content image article

Um valor médio estimado de 398 euros é quanto os portugueses deverão gastar em prendas de Natal este ano, valor que representa um aumento de 6,5% face aos 374 euros de igual período do ano anterior.

As previsões são do Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM) de acordo com um estudo sobre os hábitos dos portugueses face às compras de Natal que revela, ainda, que a muitos continuam a preferir comprar através da internet, o que levou a um aumento de 24% no volume de compras online desde 2019.

Os dados do estudo revelam que, com a pandemia, mais de metade dos portugueses (53%) terá alterado os seus hábitos, com 44,4% dos inquiridos a afirmarem comprar mais online.

“Após as alterações que a pandemia impôs ao comportamento do consumidor no Natal de 2020, quisemos perceber se os comportamentos se mantiveram em 2021 ou se verificamos um regresso à normalidade”, aponta Mafalda Ferreira, docente do IPAM e coordenadora deste estudo. “Os resultados mostram-nos, realmente, um clima mais otimista face ao consumo, sendo o valor médio a gastar em compras de Natal este ano o segundo mais elevado desde o início deste estudo em 2009”, acrescenta a responsável.

Na comparação com o ano anterior, 20% dos inquiridos pretendem gastar um valor superior por dispor de maior disponibilidade financeira, enquanto 70% referem despender valor idêntico nas compras natalícias e 10% um valor inferior.

O estudo revela quanto ao local que o número de inquiridos que opta pelos centros comerciais (19%) é superior ao de quem escolhe o comércio de rua (12%), com 29% dos inquiridos a afirmarem que fará exclusivamente compras online.

Newsletter