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ACEPI
Comércio Digital  Atualidade  10 set 2021

Comércio Digital vencedor nos European Entreprise Promotion Awards 2021

O Programa Comércio Digital, uma iniciativa da ACEPI com a CCP, venceu o primeiro prémio na categoria “Desenvolvimento do Ambiente Empresarial e Apoio à Transição Digital” dos EEPA.

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O Programa Comércio Digital, uma iniciativa da ACEPI em parceria com a CCP – Confederação do Comércio e Serviços, venceu o primeiro prémio na categoria “Desenvolvimento do Ambiente Empresarial e Apoio à Transição Digital” dos European Enterprise Promotion Awards (EEPA) sendo também um dos dois projetos selecionados para representar Portugal na final europeia dos EEPA, que se realiza em novembro, na Eslovénia.

Esta competição, promovida em Portugal pela Agência para a Competitividade e Inovação – IAPMEI, é uma iniciativa da Comissão Europeia, que tem como principal finalidade distinguir iniciativas identificadas nos estados-membros como boas práticas de promoção empresarial, em várias áreas, em função da especificidade do seu contributo para o desenvolvimento económico e o emprego das regiões.

O Programa Comércio Digital, lançado oficialmente em 2018 para apoiar a digitalização das empresas portuguesas do comércio e serviços, foi distinguido pelo contributo para o “Desenvolvimento do Ambiente Empresarial e Apoio à Transição Digital”, categoria que premeia iniciativas inovadoras a nível nacional, regional ou local, que tornam a Europa o local mais atrativo para lançar, gerir e expandir uma empresa no mercado único, que simplificam os procedimentos legislativos e administrativos para as empresas e aplicam o princípio «pensar primeiro em pequena escala» a favor das pequenas e médias empresas, ou que apoiam a transição digital das empresas, permitindo-lhes desenvolver, comercializar e utilizar tecnologias, produtos e serviços digitais de qualquer tipo.

Para Nuno Milagres, vice-presidente da ACEPI e coordenador do Programa Comércio Digital, "este prémio destaca a importância de apoiar, localmente, a transição digital das empresas portuguesas, sobretudo aquelas que ainda não têm uma presença digital ou têm uma presença insuficiente”.

Segundo o responsável, “a ACEPI em conjunto com a CCP têm dado, através do Comércio Digital, um importante contributo para a sensibilização e capacitação digital do comércio local e serviços de proximidade. Agora, o objetivo é acelerar essa transformação com novas iniciativas, até porque a pandemia veio dar uma nova urgência a esta questão”, afirma Nuno Milagres.

Alexandre Nilo Fonseca, presidente da ACEPI, reitera que “dado o contexto atual, nunca foi tão importante capacitar comerciantes e empresários para a economia digital. Vamos continuar a trabalhar junto das associações empresariais, comerciais e setoriais para melhorarmos os números do nosso tecido empresarial no que diz respeito a esta matéria”.

José Maria Costa, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, entidade que apoia o projeto desde o início, sublinha o papel da cidade no projeto: “sendo Viana do Castelo a sede iniciativa, temos tido o privilégio de ser parceiro numa iniciativa tão importante para os nossos negócios e para os nossos comerciantes. Recordo que, num trabalho conjunto da Câmara Municipal com a Associação Empresarial de Viana do Castelo e a Associação da Economia Digital (ACEPI), lançamos no ano passado a Viana Market, uma plataforma eletrónica pensada para que os comerciantes de rua do concelho de Viana do Castelo possam vender os seus produtos no mercado digital. O comércio vianense uniu-se, pois, numa inovadora plataforma desenvolvida no âmbito do programa Comércio Digital de Viana do Castelo, numa aposta ganhadora que nos permite apresentar Viana ao mundo.”

O Comércio Digital é uma iniciativa cofinanciada pelo Compete 2020, Portugal 2020 e EU-FEDER, dirigida às micro, pequenas e médias empresas portuguesas do comércio e serviços e pretende ajudar a capacitar os seus negócios para a economia digital, acelerando a transformação digital deste setor.

Além de um roadshow nacional, que já percorreu quase meia centena de localidades no norte, centro e sul de Portugal, e uma Academia Digital com conteúdos gratuitos que já capacitou mais de 1500 comerciantes e empresários com conhecimentos que permitem iniciar, de forma prática, simples, rápida e eficiente, uma presença online, o Comércio Digital promoveu também, durante o confinamento, um ciclo de 34 webinars e 7 talks sobre negócios online e ferramentas de marketing digital. 

Prestes a iniciar uma nova fase do projeto, a meta até 2022 passa pelo lançamento de 50 espaços físicos para apoio qualificado às PMEs e maior capilaridade local, assim como a realização de workshops temáticos e ações de capacitação rápida para comerciantes e empresários, que vão realizar-se em parceria com associações empresariais e comerciais de todo o país.

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