ir para o conteúdo principal
Idioma
PT
Torne-se Associado Adira ao Diretório
ACEPI
Atualidade  Estudos  21 set 2021

Anacom compara estado da arte das telecomunicações entre Portugal e UE

A Anacom criou uma infografia que, num olhar rápido, permite perceber o estado da arte das telecomunicações em Portugal em comparação com a situação da União Europeia.

content image article

Taxas de penetração dos serviços, utilização de ferramentas tecnológicas por empresas como a disponibilização de site próprio e a aquisição de serviços de cloud computing ou as principais assimetrias na utilização da internet estão no conjunto de aspetos confrontados, que também abrange a cibersegurança e os preços.

A infografia demonstra, por exemplo, que a taxa de penetração de banda larga fixa empresarial em Portugal é de 95%, enquanto na UE é de 93%. A situação inverte-se se o item analisado for a banda larga móvel, que nas empresas em Portugal é de 67% e na UE é de 70%.

Indica também uma diferença entre os 29% de Portugal e os 36% da UE no que diz respeito à aquisição de serviços cloud computing, respetivamente entre os 10% e os 13% na utilização de ferramentas de análise de big data ou entre os 13% e os 18% no recurso a ferramentas de Internet das Coisas.

  

Newsletter