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Facebook: PME portuguesas estão a vender mais online mas há dados menos positivos
Facebook: PME portuguesas estão a vender mais online mas há dados menos positivos
17 de Julho de 2020
Os resultados do primeiro relatório sobre o impacto da COVID-19 nas PME, publicado pelo Facebook, indica que 46% das PME portuguesas estão a vender 25% ou mais online. No entanto, Portugal é um dos países mais afetados pela crise económica.

Entre os 50 países abrangidos pelo Global State of Small Business Report, Portugal destaca-se pela queda de vendas: 70% das PMEs inquiridas em Portugal com presença no Facebook confirma que as vendas estão mais baixas do que no ano passado - na Europa, Itália regista um número ainda pior: 76%. Por outro lado, Dinamarca (48%), Suécia (51%) e Irlanda (52%) destacam-se pela menor quebra de vendas.

Além disso, 23% das PME portuguesas confirmam que pararam a atividade, sendo que países como a República Checa, Alemanha e Suécia tiveram menos de 10% de fecho das PMEs, tendo em conta as particularidades de cada quarentena adotada. Comparativamente, à vizinha Espanha regista ainda mais fechos (30%), assim como o Reino Unido (43%).

Globalmente, entre janeiro e maio deste ano, mais de um quarto das empresas fecharam, e um terço das empresas teve que reduzir os colaboradores, o que pode indicar que se aproxima uma longa crise de emprego.

Em Portugal, 36% das PME garantem que a falta de dinheiro em caixa vai ser o próximo principal problema, e 23% das empresas já tiveram de reduzir o número de colaboradores. Em países dependentes da indústria do turismo, como Portugal, as PME foram particularmente afetadas. Em números globais, 54% das agências de turismo e 47% dos negócios de hospitalidade, como o alojamento local, anunciaram o fecho.

O Facebook revela ainda que existe uma assinalável desigualdade de género entre as PME mais afetadas pela crise económica. Os negócios liderados por mulheres têm 7% mais probabilidade de fechar e Portugal não é exceção:, 73% das PME lideradas por mulheres estão abertas e operacionais, sendo que as lideradas por homens tem uma percentagem superior: 81%. No entanto, em alguns países como Espanha (68% lideradas por mulheres e 72% por homens) e Reino Unido (55% lideradas por mulheres e 59% por homens) as lideranças femininas foram ainda mais afetadas.

Por outro lado, entre os países que detêm uma robusta digitalização das empresas, existem exemplos de resiliência. Na Irlanda e Rússia, 65% das PME garantiram que 25% ou mais das vendas foram exclusivamente online - neste segmento, Portugal também está atrás, com apenas 46% a vender 25% ou mais online. Porém, este número é superior a Espanha (43%) e França (43%).

Além de ser um dos países que as PME mais vendem online, a Rússia é também um dos mais otimistas, acreditando que os seus negócios vão prosperar no futuro. Neste relatório, é assinalável que existe uma correlação entre a aposta nas vendas online e digitalização com o otimismo em relação ao futuro. Em Portugal, apenas 39% dos líderes das empresas de média e pequena dimensão estão otimistas em relação ao futuro do negócio, sendo um dos países mais pessimistas da Europa.

Entre as PME que fecharam em todo o mundo, aproximadamente 75% garante que espera reabrir em breve. O caminho para uma recuperação económica é incerto e muitas destas empresas precisam de apoio dos próprios governos.

O relatório completo está disponível em https://dataforgood.fb.com/global-state-of-smb.