//
Acepi
//
//
Notícias
Sites de retalho entre os mais visitados todos os meses pelos internautas
Sites de retalho entre os mais visitados todos os meses pelos internautas
6 de Dezembro de 2019
O sector do Retalho está entre os mais atrativos para os internautas portugueses, de entre os 11 sectores de atividade analisados num estudo recente.

Media é o sector de atividade que os portugueses visitam mais na internet, numa média de 117 visitas mensais por internauta, seguindo-se os Classificados em segundo, com 80 visitas por mês, e o Retalho em terceiro, com 44.

Os dados fazem parte do estudo “Comportamento da População Portuguesa na Internet”, realizado pela PSE, e indicam ainda, no que concerne ao tempo de navegação, que é nos Classificados que, em média, os internautas passam mais tempo (98 segundos por visita), seguindo-se o Retalho (93 segundos), Automóvel (91 segundos), Turismo (88 segundos) e Telecomunicações (82 segundos).

Cerca de 26% dos internautas portugueses demonstram preferência por pesquisas comparativas sobre análise de produtos e/ou serviços e respetivos preços, seguem-se as pesquisas sobre temas relacionados com viagens, turismo e outras atividades de lazer (25%) e pesquisas sobre IT, incluindo reviews e comparações de produtos (22%).

Em média cada internauta português realiza, diariamente, cerca de 74 visitas à internet, despendendo cerca de duas horas por dia em navegação. No estudo a PSE identificou 15 diferentes perfis de internautas. “The Browser” é o perfil com maior presença na internet em Portugal, representando 25% dos internautas portugueses, estes internautas caracterizam-se pela sua navegação genérica e indiferenciada.

Seguem-se os “Struggling Generation”, internautas jovens de classe média-baixa e com profissões menos qualificadas. O terceiro perfil mais presente na Internet em Portugal é o “Bon Vivant”, estes são internautas que utilizam a internet numa ótica de diversão e lazer. Por outro lado, importa referir o perfil Power User, este perfil embora represente apenas 5% dos internautas portugueses é responsável por 22% do total de visitas realizadas mensalmente na internet, são por isso considerados os internautas que estão sempre online.

A PSE destaca igualmente os resultados relativos ao sector das telecomunicações, apontando que cerca de três em cada cinco internautas portugueses visitam, mensalmente, páginas online deste sector, ou mais precisamente 59%. Em média, por mês, são registadas 23 visitas por internauta a páginas deste sector.

Verifica-se ainda que a duração média de visita é de 82 segundos. MEO e NOS destacam-se das restantes marcas de telecomunicações por serem as mais atrativas para os internautas portugueses, isto é, estas são as marcas visitadas por mais internautas.

Destaque também para a Vodafone por se apresentar no TOP3 das preferências dos internautas. No que diz respeito à intensidade de navegação destaque para Vodafone, NOS e MEO por registarem o maior número médio mensal de visitas por internauta. No que respeita a durações, realce para as marcas MEO e NOWO por registarem as maiores durações médias por visita.