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Faturas: Portugal é um dos países da UE com prazos de pagamento maiores
Faturas: Portugal é um dos países da UE com prazos de pagamento maiores
6 de Setembro de 2019
O prazo médio de pagamento em Portugal é de 74 dias, muito longe dos 40/43 dias da Nova Zelândia ou dos 45/47 dias da Dinamarca.

Os dados, apontados pela SERES , são do estudo Payment Behaviour 2018 , da Euler Hermes, que situa o país nos lugares inferiores da tabela.

De acordo com os resultados do estudo, a média global do prazo médio de pagamento em 2017 foi de 66 dias e estima-se que em 2018 aumentou para 67 dias. Portugal é, juntamente com a Espanha, a Grécia e os Países Baixos, um dos países europeus no qual mais aumentou o prazo médio de pagamento.

Em Portugal, uma em cada quatro empresas privadas recebe após 120 dias, porém, o prazo médio de pagamento varia em função dos diferentes setores de atividade. Assim, o prazo médio de pagamento das empresas portuguesas do setor do retalho é de 17 dias, seguido das empresas do setor da indústria do papel (46 dias) e das empresas do setor das utilities (48 dias).

No lado oposto, os setores com prazos de pagamento mais dilatados são o tecnológico e o dos transportes, com um período médio de pagamento de 99 dias.

Porque é que os pagamentos se atrasam?

Segundo a SERES existem três condições principais que atrasam o pagamento das faturas. A primeira é que a fatura não chega ao destino. A segunda é a existência de discrepâncias ou erros na fatura. A terceira é que a empresa responsável por fazer o pagamento, não quer ou não consegue pagar a tempo.

Quase 50% dos atrasos ocorrem no âmbito dos dois primeiros supostos, os quais surgem no período que vai desde a emissão ao pagamento da fatura e que devem ser evitados nessa fase. Este é um período de tempo no qual, normalmente, o provedor desconhece qual é o estado da fatura emitida.

O objetivo principal de qualquer fatura é ser paga. Se as empresas pagam antes do termo do prazo, o seu ritmo de atividade e crescimento será mais rápido. A fatura eletrónica é um elemento fundamental para reduzir os prazos de pagamento das empresas, dado que a automatização e a rastreabilidade que oferece agiliza consideravelmente todos os processos, destaca a SERES.

“A automatização torna eficientes os processos que implicam tarefas repetitivas e que, apesar de tudo, devem ser muito precisas: faturação, contabilidade, contas a receber e outros processos financeiros”, explica Alberto Redondo, diretor de marketing da SERES para a Península Ibérica e América Latina. “A solução da SERES unifica todos os serviços e as ferramentas necessárias para externalizar a troca, a monitorização e o adiantamento das faturas, transformando progressivamente, ao ritmo de cada negócio e dos seus parceiros comerciais, o trabalho de enviar as faturas em papel de forma eletrónica”, garante o responsável.