//
Acepi
//
//
Notícias
ACEPI conclui programa Norte Digital qualificando 50 PMEs para a internacionalização
ACEPI conclui programa Norte Digital qualificando 50 PMEs para a internacionalização
3 de Julho de 2019
A ACEPI- Associação da Economia Digital encerra o seu Programa Norte Digital - Qualificar as PME para a Economia Digital com uma conferência e entrega de Prémios.

O evento, realizado na Fundação Cupertino de Miranda, no Porto, assinala a conclusão de dois anos de intensa atividade desta iniciativa da ACEPI , cujo objetivo é contribuir para a qualificação das PME da região Norte de Portugal para a Economia Digital.

Na conferência vão estar presentes as cerca de 50 empresas selecionadas para o projeto piloto de qualificação e será apresentado o balanço deste programa cofinanciado pelo NORTE 2020, que visa ajudar as PME do Norte do país a beneficiarem das potencialidades da Economia Digital através do comércio eletrónico e do acesso a emarketplaces internacionais.

"A ACEPI desenhou este Programa para impulsionar a transformação digital e potenciar a presença das PME na economia digital e no comércio online, de modo a ultrapassar a fraca presença das empresas portuguesas no online - apenas 39% tem presença online”, refere Alexandre Nilo Fonseca, presidente da ACEPI. “Ao longo destes dois anos em que durou o programa, sensibilizámos as PME da região Norte de Portugal para a importância e potencialidades da transformação digital através de um roadshow que incluiu 20 sessões de esclarecimento em todas as regiões NUTS III, onde estiveram presentes mais de mil participantes”, acrescenta. 

O presidente da ACEPI destacou igualmente a realização e divulgação de três estudos “com o intuito de descodificar o mundo digital para as PME do norte de Portugal e de potenciar a sua internacionalização e o aumento das suas vendas, contribuindo para o crescimento das exportações portuguesas no comércio online”, e a criação e dinamiação de um projeto piloto de qualificação de 50 empresas para o digital, criando e definindo a melhor estratégia de internacionalização da oferta de cada uma delas e estabelecendo quais os melhores acessos aos vários e-marketplaces internacionais.

“Esperamos sinceramente que este Programa seja apenas o início do caminho para a internacionalização de muitas empresas portuguesas que podem ter assegurado no comércio online além-fronteiras o sucesso dos seus negócios” conclui o responsável.

Conferência “Que Estratégia Digital para as PME do Norte de Portugal?”

A conferência abrirá com dois painéis e cinco debates em simultâneo. O primeiro painel irá debater os temas: e-Marketplaces; Vestuário; Calçado; Casa & Mobiliário e Saúde & Bem-Estar. Os moderadores são Vera Maia (TudoSobreEcommerce), Fernando Aparício e Nuno Bexiga (AMVOS Digital), Marta Jorge (AICEP Portugal Global) e Pedro Costa (Loja do Shampoo). No segundo painel serão debatidos os temas: Storytellers; Alimentar; Moda; LifeStyle e Tecnologia & Inovação. A moderação dos painéis estará a cargo de João Miguel Lopes e Nino de Carvalho (Docentes); de Pedro Araújo, do Jornal de Notícias; e de Ivo Madaleno e Gabriel Coimbra, da IDC.

No final dos debates terá lugar uma sessão com o presidente da ACEPI, Alexandre Nilo Fonseca, e com o Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Alberto Souto de Miranda.

Durante a conferencia serão igualmente apresentados os resultados de três estudos de grande impacto: o Estudo Top 20 Principais Economias na área do comércio eletrónico e de maior potencial de adesão aos produtos nacionais, o Estudo Europeu dos Principais Indicadores e Análise Comparativa Entre Regiões e o Estudo dos Requisitos e Necessidades das PME da Região Norte.