//
Acepi
//
//
Notícias
Portugueses estão a tornar-se internautas mais experientes e o MUDA tem ajudado
Portugueses estão a tornar-se internautas mais experientes e o MUDA tem ajudado
17 de Maio de 2019
Com dois anos de existência acabados de comemorar, o MUDA - Movimento pela Utilização Digital Ativa destaca a evolução muito positiva do número de utilizadores de internet e do seu nível de sofisticação em Portugal.

São quase 8 milhões os portugueses que já utilizaram a internet e metade usa serviços públicos digitais, acede ao seu banco online e faz compras. Os dados são do estudo “Digital Economy and Society Index” da Comissão Europeia referentes a 2018 e, segundo o MUDA, mostram a evolução muito positiva do número de internautas em Portugal e do seu nível de sofisticação.

MUDA - Movimento pela Utilização Digital Ativa  acompanha o mercado português há dois anos e, ao longo deste tempo, impactou diretamente mais de 16% da população portuguesa, segundo um estudo da GFK de maio de 2019.

Ao longo do seu tempo de atividade foi responsável pela realização de várias iniciativas destinadas a comunicar aos cidadãos as vantagens de como usar a Internet e para incentivar a sua utilização.

O programa de TV “MUDA num Minuto”, transmitido, diariamente, no jornal da manhã da RTP1 e RTP3, com sugestões de como a vida quotidiana portuguesa pode ser mudada com o uso da internet, o roadshow que visitou 30 cidades de Braga a Faro e que continua a percorrer todo o país ou o desenvolvimento do plano de ação “Digital By Default”, assente num conjunto de recomendações para alteração da legislação que permita retirar os obstáculos normativos que impedem um maior nível de desmaterialização na relação entre empresas e consumidores e entre empresas e o Estado são alguns exemplos de iniciativas promovidas pelo MUDA ao longo destes dois anos.

“Mais de 1,6 milhões de portugueses foram impactados pelo MUDA nestes últimos dois anos, nomeadamente os portugueses com mais de 55 anos através de iniciativas como o roadshow e o programa de formação de seniores MUDA na Escola, mas também os mais jovens dos 15 aos 25 anos através do nosso programa de voluntariado MUDA”, refere Alexandre Nilo Fonseca, diretor executivo do MUDA.

O MUDA conta atualmente com mais de 30 parceiros dos mais variados sectores de atividade entre grandes empresas, universidades e Estado.