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ComércioDigital.pt deixa conselhos em Lisboa sobre transformação do negócio
ComércioDigital.pt deixa conselhos em Lisboa sobre transformação do negócio
8 de Maio de 2019
Sala cheia na capital para receber o roadshow que anda a percorrer Portugal de Norte a Sul com o objetivo de informar as empresas de menor dimensão sobre as vantagens de estar na internet. Desta vez os exemplos vieram da área da construção.

A importância do mercado online e a forma como permite captar novos clientes e expandir negócios ficou novamente demonstrada em mais uma sessão de informação promovida pelo programa ComércioDigital.pt.

Na sala do VIP Executive Art’s, em Lisboa, esta manhã, ouviram-se testemunhos, apontaram-se alertas e partilharam conselhos de quem presta serviços na área digital, mas também de quem está em processo de transformação do seu negócio.

Carlos Rosa, da Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção, “preparou o terreno” para as previsões sobre o sector deixadas pelos professores universitários Manuel Nogueira e Pedro Mêda, do Instituto de Construção da FEUP.

Já Johan Stevens partilhou a experiência da Sanitop na adoção do digital. “Quando se fala em transformação digital não foquem no processo, foquem no cliente”, aconselhou o presidente da empresa de distribuição de sistemas sanitários e de climatização a profissionais. “O nosso objetivo deve ser minimizar o esforço do cliente em todas as fases. Estamos a poupar tempo aos nossos clientes? Quais são as suas maiores frustrações e como podemos resolvê-las? Estas são perguntas que devemos fazer a nós próprios”, defendeu.

Johan Stevens falou ainda de como o mercado onde a Sanitana atua está a mudar radicalmente e da desintermediação que alguns players estão a tentar fazer. “Temos de estar muito atentos para agir rapidamente perante estas ameaças e, desta forma, até ter a possibilidade de as transformar em oportunidades”.

O mercado online vai dar um maior alcance às empresas e é esse impulso que o Comércio Digital quer dar aos negócios portugueses de menor dimensão, principalmente da área do comércio e serviços. A iniciativa promovida pela ACEPI e pela CCP arrancou oficialmente a 6 de fevereiro último, em Leiria. Desde aí já passou por Braga, Aveiro, Coimbra, Mangualde, entre outras, tendo já ultrapassado o meio milhar de participantes.

Na prática, o ComércioDigital.pt quer promover a presença online de 50 mil empresas, dotando-as das ferramentas essenciais de marketing digital que lhes permitirão modernizar e internacionalizar os seus negócios, aproveitando novas oportunidades no contexto do comércio online e da economia digital a nível mundial.

Além do roadshow nacional, o programa disponibiliza vouchers 3 em 1, com oferta de domínio .PT, caixas de email e ferramentas para construção e alojamento de site gratuito durante um ano, assim como uma Academia Digital, com conteúdos formativos online.