//
Acepi
//
//
Notícias
eCommerce: Novos compradores são mais exigentes
eCommerce: Novos compradores são mais exigentes
12 de Fevereiro de 2019
Andam há menos de dois anos pelas lojas online e, apesar de ainda serem poucos (15%), já são um grupo importante para o comércio eletrónico na Europa.

O mais recente Barómetro E-shopper do DPD Group  descreve os novos ciberconsumidores europeus como tendo expectativas elevadas, quando comparados com os e-shoppers seniores, uma vez que querem uma experiência de compra facilitada. Quase metade são compradores frequentes.

Também se caraterizam-se por terem uma forte atividade nos media sociais, por apreciarem programas de fidelização e por terem preocupações acerca da segurança de pagamentos e de dados pessoais.

O estudo revela ainda que que quando se compra online, a empresa de entregas é decisiva, com 72% dos e-shoppers a consideram importante saber no momento da compra qual é a empresa de entregas.

Os dados mostram igualmente que os cross-border está a desenvolver-se e que são cerca de 58% aqueles que fazem as suas compras em sites estrangeiros, mais seis pontos percentuais do que o registado em 2016.

Entre os consumidores cross-border, uma em cinco compras online é realizada num site estrangeiro. Habitualmente, os e-shoppers compram em países vizinhos ou websites chineses, em marcas ou negócios inexistentes localmente.

Dos que nunca compraram em sites estrangeiros, um terço está a pensar em começar.

Sobre Portugal, o estudo do DPDgroup revela que 9,4% do total de compras é feito online e que os artigos mais comprados pelos portugueses são essencialmente a moda e a eletrónica.