//
Acepi
//
//
Artigos
24% das empresas adeptas do B2B
28 de Novembro de 2011
Em 2011, 86% das empresas com 10 e mais colaboradores, em Portugal, utilizam Internet de banda larga e 42% dispõem de ligação móvel. Por sua vez, 45% trocam automaticamente de informação e 24% realizaram trocas comerciais através da Internet no ano anterior.

Estes são alguns dos resultados do Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação nas Empresas, do INE, que também indicam que, actualmente, 98% das empresas têm computador, 95% utilizam correio electrónico e igual percentagem dispõem de acesso à Internet. A utilização destas tecnologias varia na razão directa da dimensão da empresa quando medida pelo emprego.

A totalidade das grandes e médias empresas (250 e mais colaboradores e de 50 a 249 colaboradores) utilizam computador, usam email e acedem à Internet.

Para as pequenas empresas (10 a 49 pessoas) as proporções são de 97% para utilização de computador e 94% para a utilização de correio eletrónico, bem como de acesso à Internet. Por outro lado, 54% do total das empresas com 10 e mais funcionários afirmam ter presença na Internet, valor que é de 49% para as pequenas empresas.

Este valor contrasta com o das médias e grandes empresas em que a proporção é de, respectivamente, 78% e 97%. Por actividade, os itens analisados estão generalizados.

Considera-se que apenas a posse de website está menos generalizada - 54% em média, como já referido -, porém é significativa nas empresas de “Atividades financeiras e de seguros” (95%) e nas “Atividades de informação e de comunicação” e “Outras atividades de serviços”, com igual proporção, (92%).