//
Acepi
//
//
Estatutos
Estatutos
Preâmbulo

O negócio electrónico congrega hoje um conjunto de actividades muito diversificadas que têm vindo a funcionar nas economias mais avançadas de mercado como promotor acelerado do crescimento e do desenvolvimento económico. Enquanto sistema de Inovações Tecnológicas, que se vai sucedendo a um ritmo cada vez mais acelerado, a disseminação em tempo útil do Comércio Electrónico, e bem como da Publicidade Interactiva, exige a presença dinâmica na sociedade civil de agentes de capacidade crescente de actuação que possam contribuir para o enriquecimento do próprio Sistema Nacional de Inovação de forma a potenciar ao máximo esta nova forma de encontro, negócio e publicidade que se designa por Negócio Electrónico.

Sendo certo que já hoje em Portugal, o Comércio Electrónico atinge volumes de negócio expressivos, também a Publicidade Interactiva, seja no computador, seja no ambiente mobile, começa a representar uma fatia crescente do negócio online sendo da maior importância que exista uma estrutura associativa que promova e desenvolva todas estas actividades. A ACEPI é a reconhecida representante das actividades relacionadas com todos os negócios online em Portugal e tem desde a sua génese muitos associados que são os principais players do mercado da Publicidade Interactiva em Portugal. Estes agentes devem contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de inovação entre todos os interessados, em especial, empresas, consumidores, cientistas, técnicos e instituições públicas e outras organizações.

A competência e experiência da ACEPI na representação do comércio electrónico em Portugal colocam-na numa posição única para assumir a responsabilidade de promover e representar também o tema da Publicidade Interactiva em Portugal.

A ACEPI, enquanto instituição oriunda da sociedade civil pode dar contributos úteis para todos estes grupos, designadamente no que respeita à Ciência e Tecnologia, às Estratégias Empresariais, às Políticas Públicas e à Protecção dos Consumidores. Em particular, a ACEPI deve corresponder ao convite feito pelos Estados Membros e pela Comissão Europeia na elaboração de Códigos de Conduta previstos em diversos Actos Comunitários.