//
Acepi
//
//
Mensagem do Presidente
Mensagem do Presidente

A ACEPI - Associação da Economia Digital é uma organização sem fins lucrativos, criada em 2000, que tem como missão o debate, potenciação, promoção, generalização e dignificação da Economia Digital em Portugal.

Nesta missão, a ACEPI tem cooperado com o Estado Português e com a União Europeia, de forma a criar, por exemplo, enquadramentos jurídicos e fiscais adequados e harmonizados, assim como mecanismos de auto-regulação que são da maior relevância para que se desenvolva e cimente a confiança no negócio digital.

Importa destacar que no mundo digital não existem barreiras regionais ou temporais. Tais características fazem com que a Internet seja uma das principais infra-estruturas para a promoção internacional de produtos e serviços, permitindo que as empresas façam negócios, de um modo rápido e eficaz, em todo o mundo.

As empresas portuguesas que, pela sua pequena dimensão, não podem aspirar a ter delegações no exterior, têm agora a possibilidade de suprir essa falta, podendo penetrar em mercados que lhes estavam anteriormente vedados, desde que consigam apetrechar-se ou reconverter-se de maneira a competir, tirando partido destas novas oportunidades.

Neste sentido, o Estado Português e a Sociedade Civil, através de associações como a ACEPI, têm um importante papel a desempenhar no que diz respeito ao enorme e decisivo contributo que poderão prestar no desenvolvimento do processo legislativo comunitário.

O destaque que a ACEPI pretende conferir à Sociedade do Conhecimento, em geral, e à Economia Digital, em particular - justifica-se, em nosso entender, pela relevância estratégica e pelo contributo que estas áreas podem representar para o desenvolvimento e para o reposicionamento de Portugal no mercado global.

A ACEPI quer ser uma organização de referência no panorama associativo português, constituindo um fórum para o debate, promoção e generalização da Economia Digital em Portugal e, bem assim, no mundo onde temos vindo a criar laços, que estamos a potenciar, com entidades congéneres.

É ensejo da ACEPI assegurar que Portugal esteja, cada vez mais representado nos fóruns internacionais deste sector, assumindo o papel que lhe cabe e que pode e deve desempenhar. É o que temos vindo a fazer com várias entidades europeias, como a Associação Europeia de Comércio Electronico, a Associação Europeia de Publicidade Interactiva, a Associação de Mobile Marketing ou ainda a Associação do Comércio Electrónico do Brasil.

A ACEPI congrega hoje as mais relevantes entidades da Economia Digital em Portugal, incluindo lojas, bancos e outras empresas financeiras, portais, empresas de media, operadores de telecomunicações, empresas de venda à distância e muitas outras organizações dos mais variados sectores de actividade.

Alexandre Nilo Fonseca Presidente da Direcçãoalexandre.n.fonseca@acepi.pt