//
Acepi
//
eMobile
//
Notícias
Portugal Digital Week com balanço muito positivo em ano de 15º aniversário
Portugal Digital Week com balanço muito positivo em ano de 15º aniversário
16 de Novembro de 2018
Surgiu inicialmente como Semana do Comércio Eletrónico e desde que foi criada pela ACEPI tem vindo a crescer em escala, projeção e qualidade. Em 2018 comemorou 15 anos de existência em mais uma edição de sucesso como Portugal Digital Week.

Com um amplo e diversificado conjunto de iniciativas, a Portugal Digital Week 2018  decorreu de 22 a 26 de outubro, tendo como pivot do seu programa oficial o arranque do Roadshow Nacional “Portugal Digital 2017-2025”, com a primeira de seis sessões previstas a acontecer no Instituto Politécnico de Leiria. Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Universidade de Aveiro, UTAD, Universidade do Minho, AESE Business School foram as restantes “paragens” da iniciativa transversal e terá envolvido perto de 1.000 participantes no total.

Um dos momentos de destaque da semana foi, como já vem sendo habitual, o Portugal Digital Summit , este ano com o Reino Unido como país convidado, e com a consequente realização paralela de uma eCommerce Roundtable, no Salão Nobre do Ministério da Economia, na qual 30 executivos de organizações públicas e privadas dos dois países discutiram as oportunidades, desafios e potencial do comércio eletrónico transfronteiriço, com a presença do secretário de Estado da Defesa do Consumidor e do Embaixador britânico em Portugal.

No início da semana também foi realizada uma receção na Embaixada do Reino Unido em Portugal, que reuniu cerca de 80 pessoas, para assinalar a participação do país à iniciativa da ACEPI.

A partir do Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, o PDS foi igualmente palco para a divulgação dos dados  da edição de 2018 do estudo "Economia Digital em Portugal 2009-2025", assim como de várias talks e debates realizados em torno de três “pilares” - Strategy for Digital, Industries Going Digital e TechTalks -, todos eles tendo a economia e a transformação digitais como fio condutor, e espelhando a missão da ACEPI e os seus principais eixos de atuação. Entre 23 e 24 de outubro, marcaram presença nos painéis e debates do PDS mais de 120 oradores. A “assistir” às sessões - e a “visitar o espaço de exposição - estiveram cerca de 3.500 pessoas.

Foi também o Pavilhão Carlos Lopes a acolher, a 25 de outubro, a cerimónia de entrega dos Prémios Navegantes XXI, com a presença do ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira. Este ano o Prémio Carreira foi atribuído a Alexandre Soares dos Santos, líder histórico do Grupo Jerónimo Martins, presidente da Sociedade Francisco Manuel dos Santos e presidente do Conselho de Curadores da Fundação Francisco Manuel dos Santos. Numa cerimónia que contou com a presença de 300 convidados, foram também entregues os prémios aos melhores projetos digitais  num total de 20 categorias que abrangem os melhores sites e plataformas em diversos domínios que vão do turismo até à alimentação e bebidas, como a melhor estratégia digital, o melhor projeto digital ou a melhor inovação digital, entre outros.

A Portugal Digital Week 2018 terminou com o tradicional Dia das Compras na Net, que teve lugar no dia 26 de outubro. Este ano associaram-se à iniciativa 230 dos principais websites e lojas de comércio eletrónico, numa campanha de promoções e descontos incidentes sobre produtos e serviços online, com alguns a referirem ter registado o melhor dia de vendas do ano.

Outras iniciativas e projetos

A par da Portugal Digital Week, a ACEPI promove outras iniciativas, como o ciclo de conferências Norte Digital, que visa auxiliar as pequenas e médias empresas da região Norte a retirar o máximo proveito da economia digital e do comércio eletrónico, preparando-as para a internacionalização e para a presença e competição num mercado globalizado.

O selo Confio.pt  é resultante da parceria entre a ACEPI, a DECO e a DNS – enquanto representantes do comércio eletrónico, dos consumidores e da internet – e visa fomentar a “confiança e transparência online”, ao mesmo tempo que incentiva e reforça a credibilidade e a responsabilização da comunidade fornecedora. Este é um certificado atribuído a sítios e plataformas online que cumpram as melhores práticas do mercado digital e da utilização da internet. O site confio.pt disponibiliza também o acesso a uma plataforma online gratuita destinada à resolução de conflitos de forma rápida e simples.

A ACEPI possui igualmente um Diretório que integra mais de 900 lojas online, consultáveis por categoria, fornecendo para cada uma delas uma ficha detalhada com um descritivo dos serviços e produtos disponibilizados ou outras informações tidas por relevantes.

Outra referência é a newsletter, já com mais de 200 números , destinada a reportar notícias relacionadas com as atividades da associação, além de disponibilizar várias informações no seu website, incluindo estudos e dados estatísticos, case studies, legislação setorial ou análises de mercado, assim como uma área de perguntas frequentes que pretendem esclarecer algumas dúvidas pertinentes relacionadas com o universo do comércio eletrónico e da economia digital.