//
Acepi
//
//
Notícias
Simplex+ 2018 tem 175 novas medidas de modernização
Simplex+ 2018 tem 175 novas medidas de modernização
7 de Junho de 2018
O Governo já fez o balanço do Simplex+ 2017, com uma taxa de execução de 80% e 96 medidas concretizadas. E tem novos planos para pôr em prática este ano.

Os dados foram partilhados numa conferência que contou com o Primeiro Ministro António Costa, a secretária de Estado Adjunta e da Modernização Executiva, Maria Manuel Leitão Marques, e também com a magia de Luís de Matos.

Das 120 propostas de modernização dos serviços públicos definidas para 2017 ficaram por concretizar cerca de duas dezenas, o que resulta numa taxa de execução de 80%. O valor está ligeiramente abaixo daquilo que foi conseguido no ano anterior, quando a taxa de concretização se situou nos 89%.

Para 2018, o Governo propõe um conjunto de 175 novas medidas, desta vez organizadas por etapas de vida. O objetivo é comunicar melhor com as pessoas, situando medidas do Simplex+ na vida de cada um.

O nascimento, a educação, saúde, veículos, trabalho, empresa, casa, família e reforma, e até a morte são as áreas visadas e a estas acrescem três etapas transversais, com propostas relacionadas com o lazer, ao longo da vida e administração pública mais eficiente.

Os cidadãos são os destinatários de 112 medidas e as empresas de 89, sendo 57 aquelas que relacionam os dois “universos”. Há também 29 medidas que dizem respeito a associações, fundações ou coletividades e 79 relacionadas com a Administração Pública.

António Costa destacou que o programa Simplex+ já poupou 1.100 milhões de euros o que corresponde a 0,6% do PIB e 490 mil horas de trabalho de serviços na função pública.