//
Acepi
//
//
Notícias
Programa Comércio Digital vai colocar 50 mil empresas online
Programa Comércio Digital vai colocar 50 mil empresas online
5 de Junho de 2018
A ACEPI- Associação da Economia Digital e a CCP- Confederação do Comércio e Serviços de Portugal vão disponibilizar vouchers com oferta de ferramenta de site, email e domínio gratuito por um ano, e realizar um roadshow nacional com 150 sessões de formação

A ACEPI- Associação da Economia Digital e a CCP - lançam hoje em Viana do Castelo o programa ComércioDigital.pt, apoiado pelo Ministério da Economia. A iniciativa vai disponibilizar a 50 mil pequenas empresas as ferramentas necessárias para desenvolverem os seus negócios através da internet.

“O Governo apoia desde o primeiro momento esta iniciativa que pretende dar a 50 mil micro e pequenas e médias empresas (PME), do setor do comércio e serviços, a possibilidade de também elas tirarem partido das potencialidades proporcionadas pela transformação digital, modernizando a sua atividade e dando sustentabilidade ao seu negócio, conquistando novos clientes e mercados, e contribuindo para reforçar o dinamismo da economia portuguesa,” destaca Paulo Alexandre Ferreira, Secretário de Estado Adjunto e do Comércio.

As micro e PME que adiram ao ComércioDigital.pt vão beneficiar de um voucher com um serviço gratuito “3em1”pelo período de um ano, engloba a oferta de uma ferramenta de construção e alojamento de site, caixas de correio eletrónico e domínio registado sob .pt. Adicionalmente, terão também acesso a outros serviços complementares de apoio à digitalização.

O objetivo é digitalizar 50.000 empresas do setor do comércio e serviços e prepará-las para competirem no mercado do comércio online.

“Mais de 50% das microempresas portuguesas, não tem qualquer presença online. Nos dias de hoje, não estar online é como não existir! Através de um roadshow nacional em 150 locais apoiado por uma academia digital, o programa ComércioDigital.pt vai ajudar milhares de pequenas empresas portuguesas do comércio e serviços a terem a sua primeira presença online e a conhecerem as ferramentas essenciais do marketing digital,” assinala Alexandre Nilo Fonseca, Presidente da ACEPI.

O ComércioDigital.pt tem como objetivo mobilizar os empresários para a digitalização do seu negócio, promovendo a adoção de uma presença digital (adaptada às ferramentas e plataformas móveis e apoiada em marketing digital), a incorporação de tecnologia nos seus modelos de negócio, bem como a desmaterialização dos processos com clientes e fornecedores por via da utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC).

"O projeto Comércio Digital pode dar um importante contributo para assegurar às micro e PME do sector do Comércio as ferramentas necessárias para garantir a sua participação na era digital,” considera João Vieira Lopes, Presidente da CCP - Confederação do Comércio e Serviços de Portugal.

Sob o lema “o seu negócio mais perto do futuro”, o ComércioDigital.pt vai permitir às empresas aderentes a captação de novos clientes, tanto no mundo físico como no digital, o acesso a novos mercados nacionais e internacionais e a otimização dos seus processos de organização.

“É com grande honra que recebemos esta apresentação pública do programa ComércioDigital.pt. Estamos certos de que este é, simultaneamente, uma evidência da dinâmica empresarial de Viana do Castelo e uma honra para o Município acolher um evento que vai permitir a modernização e a capacitação das PME portuguesas,” realça José Maria Costa, Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

A sessão oficial de lançamento do programa ComércioDigital.pt, cujos objetivos estão em consonância com as metas estabelecidas na iniciativa Portugal InCode.2030, decorre hoje no Auditório do Castelo de Santiago da Barra, em Viana do Castelo, contando com as presenças de Paulo Alexandre Ferreira, Secretário de Estado Adjunto e do Comércio, José Maria Costa, Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Alexandre Nilo da Fonseca, Presidente da Associação da Economia Digital (ACEPI), e João Vieira Lopes, Presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP).