//
Acepi
//
//
Notícias
Municípios europeus preparam-se para programa WiFi4EU
Municípios europeus preparam-se para programa WiFi4EU
5 de Abril de 2018
Mais de 10 mil municípios já mostraram o seu interesse pelo programa que pretende garantir acesso gratuito a redes wireless em toda a Europa.

A iniciativa da União Europeia recebeu luz verde do Parlamento e do Conselho no ano passado e está agora em fase de implementação, com a abertura do registo de interesse online. O passo seguinte é a apresentação das candidaturas que vão dar acesso a vouchers de 15 mil euros para instalação e manutenção de redes Wi-Fi gratuitas em espaços públicos por toda a Europa.

Os últimos dados partilhados pela Comissão Europeia mostram que mais de 10 mil municípios já fizeram o registo para programa e entre eles estarão pelo menos duas centenas de portugueses. 

O objetivo do projeto WIFI4EU é instalar hotspots em espaços públicos de forma a que todos possam aceder livremente à internet já a partir de 2020. Os parques, praças, hospitais, centros de saúde, edifícios públicos, museus e bibliotecas, mas também estações de comboios e autocarros, poderão assim permitir o acesso gratuito a residentes e não residentes, com um processo de autenticação simples, sem publicidade e com proteção dos dados pessoais.

O lançamento do portal WIFI4EU permite aos municípios europeus registarem os seus detalhes e interesse antes da primeira call de projetos, que só deve acontecer em meados de maio. Só nessa altura começará o processo de candidatura aos financiamentos para a criação dos hotspots, com a atribuição dos primeiros mil vouchers de 15 mil euros cada, que será feito numa base de "primeiro a chegar primeiro a ganhar".