//
Acepi
//
//
Notícias
Memorando contra pirataria com resultado positivo em Portugal
Memorando contra pirataria com resultado positivo em Portugal
3 de Agosto de 2017
Com quase dois anos de execução, o memorando de entendimento que junta várias organizações portuguesas na luta contra a pirataria conseguiu reduzir em 70% o acesso aos sites ilegais.

O balanço foi feito esta semana e usa dados do estudo da INCOPRO, realizado para a Motion Picture Association (MPA) com a participação da FEVIP. Segundo comunicado das entidades promotoras do acordo assinado em setembro de 2015, o valor representa a maior descida percentual a nível mundial conseguida por um programa oficial de bloqueio a sites que disponibilizam ilegalmente conteúdos audiovisuais. 

O relatório compara a evolução dos acessos a sites de conteúdos ilícitos a partir de território nacional, num contexto de bloqueio ativo, com os acessos a nível global, usando um grupo de sites como controlo global.

Como exemplo refere-se que a utilização dos 250 principais sites não autorizados diminuiu 9,3% em Portugal, embora tenha aumentado cerca de 30,8% para o controlo global, enquanto o bloqueio de 65 desses sites a partir de território português levou a uma diminuição de 56,6% nos acessos, contra o aumento de 3,9% em termos globais.