//
Acepi
//
//
Notícias
Nova iniciativa pretende aumentar competências digitais dos portugueses
Nova iniciativa pretende aumentar competências digitais dos portugueses
16 de Maio de 2017
O Movimento pela Utilização Digital Ativa - MUDA é promovido por várias empresas, universidades, associações e pelo Estado português.

Os objetivos são ambiciosos mas o plano liderado por Alexandre Nilo Fonseca está estruturado no apoio de 12 empresas, envolvendo ainda outras organizações e sendo suportado em 9 pilares temáticos, como o Acesso Digital, Comércio Digital, Comunicação Digital, Literacia Digital, Etiqueta Digital, Legislação Digital, Liberdade Digital, Saúde Digital e Segurança Digital.

O MUDA foi apresentado ontem numa cerimónia pública que decorreu no auditório da EDP e tem várias metas bem delimitadas, como a redução do número de pessoas que continuam excluídas da internet para 10% em 2020, assim como o aumento do número de portugueses com competências digitais avançadas.

O compromisso dos participantes é de incentivar os portugueses a uma maior participação no espaço digital contribuindo, desta forma para a redução do número de pessoas que nunca acederam à internet e para o aumento do número de utilizadores com competências mais avançadas.  E para isso vai recorrer a uma rede de voluntários e usar os espaços dos parceiros para chegar a mais locais em todo o país.

No site do MUDA está já disponível um quizz que permite aos cidadãos avaliar os seus níveis de literacia digital e está previsto ainda um roadshow pelo país. Será ainda criada uma rede de espaços MUDA que é constituída por lojas e balcões dos parceiros MUDA. Aqui os utilizadores vão poder desenvolver os seus conhecimentos e será suportado por uma rede de voluntários.