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Norauto acelera estratégia digital com direção alinhada ao futuro
Norauto acelera estratégia digital com direção alinhada ao futuro
18 de Abril de 2017
A variante comercial do site da Norauto em Portugal tem pouco mais de meio ano, mas já começou a mostrar resultados. A intenção agora é “carregar no acelerador” e dar ainda mais velocidade à componente tecnológica da empresa, seja nos centros, online ou noutros meios.

Toda a estratégia comercial da Norauto, como a gama de produtos, a política de preços ou promocional é definida localmente. A estrutura do site e evoluções digitais são geridas a nível internacional. “O objetivo da Norauto é ser a primeira escolha do automobilista e das empresas em Portugal, seja para a manutenção e reparação, seja para equipar o seu veículo.

O site  insere-se nessa estratégia de oferecer uma experiência omnicanal aos nossos clientes e responder às necessidades e expectativas dos consumidores”. Através do site, a intenção é alargar território através da entrega em localidades onde a empresa ainda não está presente fisicamente. “Por outro lado, queremos ser uma referência em termos de oferta comercial e o site permite ter gamas de produtos muito mais abrangentes do que as lojas”.

Um centro Norauto tem entre 6.000 a 8.000 referências, que comparam com as mais de 40.000 já existentes no endereço internet. O objetivo é ultrapassar os mais de 100.000 produtos até ao final do ano.

Tendo estreado a componente de ecommerce em outubro de 2016, o site está com uma média de cerca de 150.000 visitantes únicos por mês. O número de utilizadores registados para já é inferior aos 10%.

Através da internet é possível adquirir produtos e fazer a marcação de serviços de manutenção ou reparação nas oficinas Norauto. Existe a possibilidade de escolha de levantamento na loja ou entrega ao domicílio.

Está prevista para breve a possibilidade de os clientes identificarem os seus veículos através da matrícula, o que irá facilitar em muito a pesquisa de peças por afetação ou a marcação da revisão oficial.

Quanto aos métodos de pagamento, foi lançada recentemente a opção do contra reembolso na entrega ao domicílio, estando prevista, ainda para o primeiro semestre, a disponibilização das reservas online e do pagamento do produto ou serviço num centro Norauto.

“Estas são algumas das funcionalidades que destacamos, mas a estratégia digital da Norauto, seja no centro, seja no site ou outro meio, está em constante evolução e doravante a uma velocidade muito superior”, garante a empresa em Portugal. O objetivo da Norauto para 2017 é que o ecommerce chegue aos 3% de quota-parte do volume total de negócios.

Outras vertentes digitais

Além do site, a Norauto privilegia a presença nas redes sociais, nomeadamente no Facebook, importante pela taxa de penetração que tem junto dos portugueses. “Sabemos que a utilização intensa das redes sociais abrange outro tipo de interações da relação com as empresas, nomeadamente comercial, como tal, a comunicação é adaptada”.

Os principais objetivos vão por isso mais no sentido de ter uma boa visibilidade e multiplicar os pontos de contacto, assim como gerir a e-reputação, “fator muito sensível nas redes sociais”, sublinha.

A vertente mobile também faz parte dos planos da empresa para Portugal, prometendo-se novidades nesta área, embora não para 2017.

Da “ciberexperiência” entretanto acumulada, a Norauto considera que a diferença entre Portugal e países como a Inglaterra ou a Polónia é a conversão em compras online. “O crescimento é elevado e a penetração em alguns sectores de atividade já é muito interessante, mas estamos convictos que o boom ainda não se deu e pode acontecer a uma velocidade muito grande”, refere. “Quem estiver preparado e for uma referência no seu domínio, terá uma vantagem competitiva”, sublinha.