//
Acepi
//
//
Opinião
Entrevista a Paulo Barreto, CEO da Google Portugal
26 de Maio de 2010

1. Como vê o mercado português neste momento em termos de desenvolvimento do marketing digital?

Apesar de estar ainda longe dos padrões de países mais desenvolvidos como o Reino Unido onde a publicidade na Internet já ultrapassou a televisão, o mercado português está em franco crescimento. No ano de 2009, a publicidade on-line terá sido uma das poucas áreas que registou crescimento porque as empresas estão cada vez mais conscientes das potencialidades da Internet para promoverem os seus produtos e os seus negócios.

2. Quais os objectivos da Google Portugal para o mercado português?

Quando a Google decidiu abrir escritório em Portugal definimos 2 objectivos que ao fim deste tempo foram plenamente alcançados.

Por um lado um aumento da utilização dos produtos google como o gmail, google earth, picasa, e outros que foram adaptados para Portugal em alguns casos como no google maps com a colaboração dos parceiros locais. hoje de acordo com o netpanel da Marketest além do google.pt ser lider em termos de utilizadores temos ainda 5 sites no top 7 em Portugal o que é motivo de orgulho e satisfação.

Da mesma forma temos assistido a uma adopção cada vez maior das soluções de publidade google quer de Pmes quer de grandes anunciantes que têm reconhecido os méritos das nossas plataformas traduzido pelo retorno dos investimentos publitarios obtidos.

Em sintese o balanco é muito positivo e em altura de aniversário deixo uma mensagem de agradecimento aos utilizadores de internet portugueses, aos nossos clientes e a todos que têm trabalhado com a google portugal e contribuido para o nosso sucesso.

3. Qual o nível de adesão do Google adWords em Portugal?

A adopcão ao google adwords, mesmo em tempo de crise, tem sido acima das perspectivas e aproximamo-nos cada vez mais dos racios de investimento dos países mais desenvolvidos. Recordo que no UK a internet ja representa 20% da publidade e o Google é o maior meio do país ultrapassando as estações de televisão.

4. Qual o peso que têm as redes sociais em Portugal, nomeadamente o Blogger e o Hi5?

Há cada vez mais comunicações a decorrerem on-line e a Internet social tornou-se numa forma privilegiada de partilhamos coisas interessantes, revelarmos o que se estamos a pensar ou a fazer em tempo real e de estarmos ligados a mais pessoas. As redes sociais estão em franco crescimento um pouco por todo o mundo e Portugal não é excepção.

5. Que futuro para a localização de serviços da Google em Portugal?

Tal como referi em cima, o nosso objectivo passa por continuar a localizar cada vez mais produtos em Portugal, em português de Portugal e sempre que possível ajustados à realidade portuguesa e envolvendo parceiros locais

6. Que conselho estratégico daria a uma empresa que quer apostar no marketing digital?

Que me telefonem para os convencer das potencialidades das nossas plataformas e daquilo que o Google pode fazer pelas empresas que se querem afirmar na Internet.

Entrevista realizada por Carla Silva - DigitalMarketing.pt e publicada AQUI